Projeto Loba Romana lembra 130 anos da imigração italiana

Projeto Loba Romana lembra 130 anos da imigração italiana

Na próxima segunda-feira, dia 18, inicia-se mais uma etapa do projeto Loba Romana com Rômulo e Remo, pelos 130 anos da Imigração Italiana. O monumento de metal, feito pelo artista passo-fundense e filho de imigrante italiano, Paulo Câmera Bonora, ficará exposto na Caixa Econômica Federal, agência Canabarro. O horário de visitação será o mesmo do expediente bancário. Os visitantes terão direito a preencher um cupom e concorrer, a cada 15 dias, a um prêmio histórico: um quilo de moedas usadas no durante o período imperial brasileiro.
O projeto faz parte da Semana Municipal da Etnia Italiana e é uma promoção da Agência Consular da Itália, Prefeitura de Passo Fundo/ Setur, Comitato Piazza Itália, Escola de Italiano Leonardo da Vinci, Comitês do Rio Grande do Sul/ Delegação Passo Fundo e Grupo Cultural Tradicionalista Cavaleiros do Mercosul. A supervisão é do cavaliere Aldo Alessandri.
Além das exposições, o projeto prevê a colocação da Loba Romana em cima de uma coluna, em um canteiro central na avenida Presidente Vargas, próximo ao Instituto Educacional Cecy Leite Costa.
A secretária de Turismo, Cultura e Desporto de Passo Fundo, Tânia Cogo, diz que o projeto é muito importante porque valoriza o trabalho dos imigrantes italianos para o desenvolvimento não só da cidade, mas também de todo o estado. “Os monumentos embelezam nossas praças e ajudam a resgatar a nossa história, além de ser atração turística enriquece a nossa cultura”, ressalta com entusiasmo a secretária. Aldo Alessandri também destaca que “os monumentos são verdadeiras bibliotecas ao ar livre”.
No período de 2 a 7 de maio, no Espaço Cultural Yázigi, também acontecerá uma exposição sobre os 130 anos da imigração italiana, com várias palestras sobre a Itália de ontem, de hoje e do futuro, sobre cursos de língua italiana e como obter a dupla cidadania italiana.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de abril de 2005.