Lixo tóxico terá solução em Passo Fundo

Lixo tóxico terá solução em Passo Fundo

A secretária Janaína de Oliveira, atendendo determinação do prefeito Airton Dipp, que quer cada vez melhor qualidade de vida para a população, esteve nos dias 23 e 24, visitando os municípios de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Gramado, nos seus órgãos que tratam do meio ambiente, buscando subsídios para dar um destino final ao lixo tóxico. A meta é definir um local para armazenar pilhas, baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha, agentes poluidores em alto grau do meio ambiente.

Em Gramado, a secretária observou que a preocupação com esses poluidores, já está bastante adiantada. As pilhas, são colocados em estabelecimentos e pontos estratégicos da cidade; garrafas de plástico são levadas a um depósito na Prefeitura e depois recolhidas pelo fabricante. O mesmo procedimento ocorre com as baterias descartadas de celulares.

Novidades

Em Gramado, também plásticos de PVC como sobras de canos em obras, reconhecidamente poluidores de rios , arroios, sangas e até do solo em geral, também começam a ser recolhidos e entregues para empresa interessada que faz a reciclagem.

A mais recente preocupação lá, destaca a secretária, é o recolhimento de lâmpadas fluorescentes usadas,mas isso ainda está por ser feito dada as dificuldades de armazenamento.

Providências

Segundo a secretária do Meio Ambiente, a implantação de um sistema de recolhimento de lixo tóxico em Passo Fundo é para breve. Vai depender de uma ampla campanha publicitária sobre o assunto, bem como com as parcerias que terão, necessariamente, que ser feitas com as empresas interessadas, ficando assim o custo destas providências, praticamente zero para os cofres do Município.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de junho de 2005.