Prefeitura promove evento com reconhecimento aos participantes do PAC

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), realizou nesta sexta-feira (19) o evento de encerramento das atividades de 2025 do Programa Apoiar e Comprometer […]

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), realizou nesta sexta-feira (19) o evento de encerramento das atividades de 2025 do Programa Apoiar e Comprometer (PAC). O encontro marcou o fechamento de mais um ciclo do programa, com reconhecimento à participação dos beneficiários e a entrega de certificados aos representantes que se destacaram ao longo do ano.

Durante o evento, seis participantes receberam certificados de plena participação, simbolizando o compromisso, o envolvimento e o desenvolvimento construídos ao longo do período.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, destaca que o PAC vai além do auxílio financeiro, atuando como uma ferramenta de transformação social. “O programa tem um caráter sócio-produtivo. Ele funciona como um serviço de meio, que prepara as pessoas para novas oportunidades de estudo e de trabalho, fortalecendo a autonomia e a dignidade dos participantes”, ressalta.

Instituído no âmbito do município, o Programa Apoiar e Comprometer é uma política pública de inclusão produtiva associada a ações de capacitação profissional. A iniciativa está fundamentada na Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/1993, artigos 25 e 26) e tem como objetivo promover a autonomia econômica de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, além de garantir o acesso a direitos e serviços essenciais.

Atualmente, o PAC atende mais de 250 pessoas em Passo Fundo. Os participantes recebem o valor equivalente a um salário mínimo mensal e permanecem no programa por um período temporário de até um ano. Segundo Elenir, o foco está na construção de caminhos para a superação da vulnerabilidade. “O nosso objetivo é promover a autonomia econômica das famílias, reduzir a pobreza e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, sempre valorizando a pessoa como sujeito de direitos”, afirma.

A secretária também enfatiza que o programa é mantido exclusivamente com recursos próprios do município. “É um investimento da Prefeitura que garante renda para as famílias e possibilita que os participantes se envolvam de forma produtiva, com acompanhamento e orientação, ampliando suas perspectivas de futuro”, conclui.

O evento de encerramento reconheceu as histórias construídas dentro do PAC e o compromisso do município com políticas públicas voltadas à inclusão social e ao desenvolvimento humano.