Prefeitura reforça ações de busca ativa e atendimento às famílias em vulnerabilidade

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realiza ao longo de todo o ano o trabalho de busca ativa nos territórios do município, desenvolvido pelas […]

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realiza ao longo de todo o ano o trabalho de busca ativa nos territórios do município, desenvolvido pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A iniciativa tem como objetivo identificar, localizar e acompanhar pessoas e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, garantindo o acesso a direitos e fortalecendo a proteção social. Em 2025, o trabalho resultou em mais de 50 mil atendimentos realizados,  somente nos  CRAS, no município.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, destaca a importância do trabalho desenvolvido pelos CRAS no município. “A Prefeitura de Passo Fundo realiza, através dos Centros de Referência de Assistência Social, um trabalho direto com as famílias dos territórios. Nós temos quatro CRAS aqui no município e o CRAS representa uma porta de entrada da assistência social, onde as pessoas podem chegar, ser atendidas pelos nossos técnicos, assistentes sociais e psicólogos, e avaliar a sua situação, principalmente relacionada ao Cadastro Único, ao Bolsa Família e principalmente ao trabalho social com as famílias”, explica.

A busca ativa é uma estratégia fundamental da política de assistência social, pois permite que o poder público chegue até quem mais precisa, especialmente aquelas pessoas e famílias que, por diferentes motivos, não conseguem acessar espontaneamente os serviços. Percorrendo os bairros e comunidades, as equipes especializadas apresentam os serviços da rede municipal, realizam acolhimentos e fazem os encaminhamentos necessários para áreas como saúde, assistência social, educação, habitação e oportunidades de reinserção social e profissional.

Entre as principais ações desenvolvidas durante a busca ativa estão a atualização do Cadastro Único — essencial para a manutenção de benefícios como o Bolsa Família, e BPC- Benefício de Prestação Continuada —, a prevenção e o enfrentamento de violações de direitos, além do acompanhamento contínuo dos territórios, permitindo que o município planeje políticas públicas mais eficientes e alinhadas à realidade local.

Segundo a secretária, além do atendimento nas unidades, a atuação das equipes vai além das estruturas físicas. “Nós também fazemos um trabalho de busca ativa, indo até as famílias, indo até os territórios, conhecendo as realidades, para fazer um trabalho melhor em relação às famílias que, por ventura, estejam em situação de risco. Esse trabalho é realizado durante todo o ano e, em 2025, realizamos em torno de 50 mil atendimentos às famílias do município”, ressalta Elenir.

Através desse trabalho social, as pessoas em situação de vulnerabilidade têm acesso às informações dos serviços e encaminhamentos, assim como análise das situações que às vezes requerem encaminhamentos de média e alta complexidade, como atendimento no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que trabalha com todas as violações de direitos e violências, contra crianças, adolescentes, idosos, dentre outros,  ou as Casas de Acolhimento, quando há necessidade de acolhimento, para garantia de espaços seguros e protegidos, sendo um trabalho de alta complexidade. 

Para além disso, a assistência social, orienta quanto a encaminhamentos de documentos, até possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. A busca ativa é realizada em todos os níveis de complexidade, identificando as situações e fazendo os encaminhamentos necessários, incluindo outras políticas de atendimento como saúde, educação, habitação, complementando o trabalho da rede de Passo Fundo.  

Ao final de mais um ano de trabalho, a Secretaria reforça que a busca ativa segue como uma ferramenta essencial para promover inclusão, proteção social e cidadania, aproximando os serviços públicos da população e garantindo que nenhuma família fique sem acesso aos seus direitos.