Festa do Leãozinho reúne entidades beneficiadas pelo FUMDICA e promove importância da destinação do IR

Entidades socioassistenciais contempladas com recursos do FUMDICA apresentaram algumas de suas atividades desenvolvidas e salientaram a importância da campanha “Transforme seu Leão em Leãozinho” para a manutenção de suas atividades. Pessoas físicas e jurídicas têm até o dia 29 de dezembro para destinar o seu Imposto de Renda (IR) devido para projetos e programas sociais

Celebrar e agradecer. A Festa do Leãozinho, organizada pela Prefeitura de Passo Fundo e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), na manhã desta terça-feira (06), reuniu no CTG Lalau Miranda crianças e adolescentes beneficiadas pelos programas socioassistenciais das entidades contempladas com recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDICA). Através da mobilização de lideranças municipais e das entidades, a campanha de destinação do Imposto de Renda (IR) no exercício de 2021 resultou na arrecadação de R$ 1,4 milhão, distribuídos a 17 entidades.

Ao destacar a importância da campanha de destinação do Imposto de Renda, o prefeito Pedro Almeida, salientou que a transformação social pela educação necessita de ações coletivas e propositivas e que o engajamento da sociedade passo-fundense tem demonstrado que o trabalho conjunto é fundamental. “Essas entidades promovem um trabalho indispensável às nossas crianças e adolescentes. Mais do que dar condições de inclusão e acessibilidade, elas fomentam a despertam perspectivas de futuro”, disse ele, complementando que o envolvimento da Administração Municipal em incentivar que cada vez mais as pessoas físicas e jurídicas possam se somar à campanha do Leãozinho amplia “a destinação do Imposto de Renda para o COMDICA, que é uma ferramenta que impulsiona os trabalhos desenvolvidos em diferentes regiões de Passo Fundo e que merecem ser, cada vez mais, ampliados”.

O secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, agradeceu o apoio e o envolvimento de todas as instituições que se engajaram na mobilização da campanha ‘Transforme seu Leão em Leãozinho’, o que resultou no aumento da arrecadação em relação ao ano anterior. “Estamos conseguindo mobilizar as pessoas físicas e jurídicas para que compreendam a relevância de destinarem o Imposto de Renda às entidades municipais. Os recursos oriundos desta campanha ficam em Passo Fundo e se transformam em iniciativas que mudam a vida das crianças e adolescentes”, reiterou.

O presidente do Sindicontábil, Nazareno Jorge Domingos, destacou que a entidade tem estimulado os contabilistas a informarem os contribuintes sobre os benefícios da destinação do Imposto de Renda a órgãos como o COMDICA e o Conselho Municipal dos Idosos (COMUI), o que tem gerado o aumento de arrecadação e, em consequência, a ampliação dos recursos para os Fundos, como o do FUMDICA. Para o presidente do COMDICA, Carlos Alberto de Oliveira, salientou que o apoio de toda a sociedade tem sido bastante animador. “E o resultado de todo esse trabalho pode ser conferido nas entidades e nos projetos e programas que elas realizam, sempre priorizando a educação e a formação de vínculos sociais e comunitários”, falou.

Participaram ainda da atividade, o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Meireles; vereadores; secretários de Governo; e o promotor de Justiça da Infância e Juventude, João Paulo Bittencourt Cardoso. Uma das coordenadoras do Centro Juvenil Mericiano (CEJUME), a Irmã Catiane, observou que a Festa do Leãozinho foi uma oportunidade de promover a integração entre as entidades contempladas com os recursos de destinação do Imposto de Renda, ao mesmo tempo que serviu como uma prestação de contas da aplicação destas verbas pelos projetos contemplados. “Muitas ações são feitas, mas a comunidade não toma conhecimento de grande parte delas. Por isso, este encontro também está permitindo que a gente mostre o que realizamos em prol da infância e da juventude”, comentou.

Como destinar seu Imposto de Renda
Pode destinar valores quem apresenta declaração de Imposto de Renda pelo modelo completo, ou seja, com o aproveitamento das deduções legais (despesas com saúde, dependentes, educação, etc.) Você pode destinar mesmo se costuma ter imposto a restituir, porque o cálculo do valor disponível se dá sobre o valor do imposto devido e não do imposto a pagar. Assim, quem tem imposto a restituir aumenta o valor da restituição; quem tem imposto a pagar diminui a quantia a desembolsar no ajuste.

Dúvidas e informações sobre os procedimentos para a destinação do IR, entre em contato pelos telefones:

COMDICA: (54) 3581-0187
Receita Federal: (54) 3316-9600