3ª edição da Passo Fundo Solidária

Terceira edição do Passo Fundo Solidária irá arrecadar alimentos e brinquedos

A Prefeitura de Passo Fundo lançou, nesta terça-feira (09), a terceira edição do programa Passo Fundo Solidária, que irá arrecadar alimentos e brinquedos até o dia 4 de dezembro, em uma iniciativa que une o Município, entidades, veículos de comunicação e comunidade numa grande ação de solidariedade. Serão dezenas de pontos de arrecadação, incluindo empresas e supermercados parceiros. No dia 4 de dezembro, ocorrerá o drive-thru solidário, no Parque da Gare, para marcar o encerramento da campanha.

Durante o lançamento, que ocorreu no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, o prefeito Pedro Almeida destacou que a campanha tem demonstrado uma intensa vontade da comunidade em contribuir com ações sociais. “O Passo Fundo Solidária é uma grande ação da coletividade. Todas as pessoas podem ajudar, independente da quantia doada, cada alimento ou brinquedo destinado à iniciativa faz a diferença”, destacou o prefeito, comentando que a empatia de cada cidadão fica cada vez mais nítida. “A união de todos por Passo Fundo é algo bastante concreto e significativo”.

Na primeira edição, mais de 72 toneladas de alimentos foram arrecadadas e distribuídas, com um controle rigoroso da destinação das doações. Na segunda edição, que ocorreu em uma das semanas mais frias do ano, o foco foi a arrecadação de cobertores, servindo para aquecer centenas de famílias.

Conforme o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, a demanda pelos serviços prestados pelo Município nesta área aumentou muito, sobretudo porque muitas pessoas ficaram sem renda durante a pandemia e tiveram problemas em receber o benefício eventual. “Estamos em um momento que as pessoas perderam parte de sua renda e não conseguem mais pagar luz, água, aluguel e medicamentos, por exemplo. Então, a campanha Passo Fundo Solidária vem para atender essas pessoas também, que não são prioritárias na legislação federal, mas precisam de auxílio”, destacou. Ele lembrou também dos investimentos feitos pela Prefeitura na compra de alimentos, que são distribuídos todos os meses para centenas de famílias.

O vice-prefeito João Pedro Nunes, destacou que as ações da Prefeitura têm como objetivo o olhar para o ser humano. “O Passo Fundo Solidária olha para quem está mais à margem. Vamos mais uma vez fazer uma grande campanha de arrecadação”, disse. Representando a Câmara Municipal, a vereadora Janaína Portella, valorizou o controle feito pelo município para que as doações chegassem às pessoas que mais precisam.
O presidente do Passo Fundo Futsal, Jair Carlotto, falou em nome das entidades parceiras da campanha na arrecadação de donativos. Segundo ele, a soma de esforços é fundamental para garantir assistência aos passo-fundenses. “Estamos engajados nesta campanha e nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso”, disse.

A lista completa dos pontos de arrecadação será disponibilizada nos próximos dias no portal (www.passofundo.rs.gov.br) e nas redes sociais da Prefeitura.

Atualizado em 9 de novembro de 2021.