Município é onerado pela chegada de idosos

Segundo o secretÁrio de Assistência Social Júlio Oliveira, Passo Fundo continua sendo o preferido na região para o recebimento de idosos e carentes em situação de risco. Atualmente, no Albergue Municipal, oito pessoas, estão no local em caráter permanente, sendo algumas idosas, infringindo assim o Estatuto do Idoso, já que o albergue é para situação de transitoriedade.

O Titular da SEMAS, afirmou que no momento, existe um grande esforço da diretora da Divisão de Proteção da Família, Ivone de Souza Carvalho, de encaminhar estes casos ao representante do Ministério Público, promotor Edgar Garcia, no sentido da instauração de procedimentos administrativos, visto que a maioria dos envolvidos nesta irregularidade, são pessoas abandonadas pelas famílias.

Abandono

Um caso atualmente em investigação, envolve a idosa Antônia Silveira de Mattos recentemente encaminhada à cidade e recolhida ao Albergue Municipal. Segundo o Secretário Júlio Oliveira, a idosa mostra um caso típico de ";abandono de incapaz";, crime previsto no Código Penal, pois ela tem filhos em Porto Alegre, Casca e Caxias do Sul. Primeiramente ela foi deixada em Erechim e acabou aparecendo em Passo Fundo.

Segundo o rastreamento feito pela SEMAS, ela não é integrante de uma família carente; tem filhos ( advogado e comerciante) e veio parar em nosso município como portadora de problemas psiquiátricos e indigente.

A SEMAS está investigando todos os casos de pessoas há muito tempo abandonadas no Albergue, localizando seus familiares e fazendo esforço para, dentro das cautelas legais, devolver estas pessoas, que não são daqui, aos seus responsáveis.

Atualizado em 30 de setembro de 2005.