Estacionamento pago vai mudar

Nos próximos dias, o estacionamento rotativo pago no centro da cidade vai sofrer modificações. A Prefeitura Municipal pretende estabelecer sistema de convênio com algumas entidades, que ficarão encarregadas de vender os ticket, evitando assim que os menores que atendem aos usuários do serviço, lidem com importâncias dinheiro. Tal medida, segundo o Secretário de Assistência Social, Júlio César de Oliveira, da Secretaria, além de dar maior segurança e desembaraço aos menores, dará também maior comodidade aos motoristas. Duas outras medidas estão em estudo com referência ao estacionamento. A primeira poderá alterar o horário de atuação dos menores que atendem ao serviço e a segunda é o reajuste da taxa atualmente cobrada que é de cinqüenta centavos e poderá passar para um real. Atualmente, o serviço funciona das 8h30 às 11h30; das 11h30 às l4h30 e das l4h30 às l7h30.

Com a modificação, o serviço terá apenas dois turnos, das 8h30 ás 11h30 e das l4hàs l7h. Os técnicos entendem que no intervalo do meio dia, a demanda no estacionamento é bem menor. Quanto ao aumento da taxa de cinqüenta centavos para um real, trata-se de uma medida justa, já que há muito tempo não há reajuste no serviço e com o crescimento da arrecadação, aumentará a capacidade de inclusão social. Atualmente, este programa da Secretaria de Assistência atende a 450 menores, sendo l40 nas creches, especialmente meninas. No serviço de rua junto aos motoristas a atuação é para maiores de l6 anos. Os menores do programa ganham meio salário, uma sacola econômica, lanche ao meio dia, que está sendo modificado para refeição. Todos os participantes do programa devem estar estudando. Como diz o secretário Júlio Oliveira, o maior lucro, tanto para os menores, para suas famílias e a comunidade é a inclusão social.

Atualizado em 9 de março de 2005.