Entrega da premiação aconteceu na noite do dia 10 de dezembro

A entrega do prêmio Destaque Esportivo 2018, promovido pela Secretaria dos Esportes da Prefeitura de Passo Fundo, aconteceu na noite desta segunda-feira (10), no teatro do Sesc. Na ocasião foram conhecidos os vencedores das 12 categorias, que foram escolhidos por voto popular.
A escolha aconteceu em duas etapas. Na primeira, foi aberta a votação para que a população indicasse os nomes dos destaques nas categorias. Com isso, os três mais votados em cada categoria foram indicados para a segunda etapa, em que então a população podia escolher um dentre os três nomes apresentados.
Para o secretário dos Esportes, Gilberto Bellaver, é um momento único para o esporte de Passo Fundo. “Este momento de valorizar atletas, profissionais e pessoas que contribuíram e contribuem com a prática esportiva em nossa cidade é fundamental. Uma iniciativa inovadora que oportunizou que as pessoas pudessem votar em seus candidatos que julgassem merecedores deste prêmio”, afirma.
Vencedores do Destaque Esportivo
1 – MÉRITO ESPORTIVO
Vinicius de Moura
Formado em Educação Física (2003), pós-graduado em Natação e Atividades Aquáticas, 2 vezes técnico da Seleção Gaúcha de Natação, 12 vezes campeão estadual de natação por equipe como técnico, 20 anos de professor de natação e gerente do Clube Juvenil desde 2003.
2 – DIRIGENTE ESPORTIVO
Vinicius de Moura
Coordenador e gerente de Esportes do Clube Juvenil com projetos de criação e incentivo à natação, hidroginástica, pilates, zumba e rústica, entre outros. Gerente e proprietário da academia Win com natação para bebê, infantil e adulto e triathlon.
3 – ATLETA
Marcos Cavalheiro Jr.
Cinco vezes campeão mundial de kickboxing pela UMK, campeão intercontinental de artes marciais UIAMA, campeão brasileiro de muaythai CBMTT, campeão brasileiro de karatê CBK, campeão mundial de powerlifting e recordista mundial 75 kg push&pull IPO.
4 – TÉCNICO ESPORTIVO
Rian Antônio Silva da Rosa
Professor de Educação Física formado pela UPF, iniciou a trajetória como auxiliar técnico nas escolinhas do Clube Recreativo Juvenil e, hoje, treina todas as categorias. Desenvolve projeto de futsal na Escola municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton e é árbitro de futsal pela FGFS.
5 – REVELAÇÃO ESPORTIVA
Andressa Bergmann
Técnica e proprietária da Pattinare Escola de Patinação, com sede em Passo Fundo, Marau e Carazinho. Iniciou sua trajetória na patinação artística em Santa Cruz do Sul e conquistou diversos títulos estaduais e nacionais como atleta e técnica.
6 – PROFESSOR DE ESCOLA
Paulo Gilberto da Silva
Licenciado pleno em Educação Física desde 1991, com especialização em Educação Física: Saúde e Qualidade de Vida em 2009. Experiência na área escolar, coordena as oficinas de basquete e participa de competições nesta modalidade.
7 – PROFISSIONAL DE ACADEMIA
Henrique Dipp
Instrutor de musculação no Clube Recreativo Juvenil e personal training. Formado em Educação Física – bacharel pela UPF em 2016, com especialização em Bases Organizacionais da Preparação Esportiva em 2017.
8 – PROFISSIONAL PARADESPORTO/ATIVIDADE ADAPTADA
Paulo Cesar Mello
Professor do curso de Educação Física e Fisioterapia da UPF, coordenador do Projeto de Extensão Educação Inclusiva Equoterapêutica e diretor da Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano.
9 – PROFISSIONAL CORRIDA DE RUA
Jardelino Flech
Graduado em Educação Física – licenciatura pela UPF, realizou os cursos Treinamento de Corredores e Triatletas e outras temáticas correlacionadas, do Instituto Clínica do Movimento (ICEM); e Clínica de Velocidade CBAt, da FAERGS – SOGIPA.
10 – EMPRESA INCENTIVADORA DO ESPORTE
Win Academia
Incentivo e patrocínio a atletas da cidade em projetos ao longo dos últimos anos e divulgação e fomentação do esporte: corrida, natação, triathlon, bike. Há dez anos atuando na área esportiva.
11 – EQUIPE ESPORTIVA
Pattinare
Possui 35 atletas entre 6 e 42 anos em Passo Fundo e Marau. Criada há 3 anos, disputa campeonatos no RS na modalidade Livre Individual, nas classes Estreantes e Iniciantes. Em 2018, e em apenas três campeonatos, foram mais de 50 medalhas.
12 – PROJETO ESPORTIVO SOCIAL
Atleta do Futuro
Oferece à comunidade, principalmente, para pessoas que vivem em vulnerabilidade social, espaço e orientação gratuita para a prática esportiva, promovendo saúde, lazer e educação. Mobiliza em média 600 atletas ao mês. Desde sua criação, em 2001, já mobilizou mais de 15 mil atletas.
(Fotos: João Henrique Pazuch)