Bicicletas compartilhadas: primeiro dia registra grande adesão da comunidade

O sistema de bicicletas compartilhadas de Passo Fundo, o primeiro gratuito do interior do Rio Grande do Sul, entrou em funcionamento nessa quinta-feira (12) em caráter experimental, com cinco estações em diferentes pontos da cidade. Durante todo o dia, a comunidade mostrou interesse pelo sistema, procurando as estações, cadastrando-se e utilizando gratuitamente as bicicletas.
O responsável pelo cadastramento em uma das estações das bicicletas, Diônatan Peres, destacou que o serviço foi aprovado por diferentes faixas etárias. “Este primeiro dia surpreendeu, principalmente pela procura das pessoas das mais variadas idades, desde o jovem ao idoso, para retirar a bicicleta”, contou.
A iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo faz parte do Programa Passo Fundo Vai de Bici, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável. Segundo o músico e engenheiro Júlio Pitthan, “está é uma iniciativa prática e com inúmeros benefícios, tanto para a saúde quanto para a mobilidade urbana. Ajuda ainda para aliviar o estresse do trânsito”, relatou.
O fotógrafo Diogo Zanatta disse também ter aprovado a ação da Prefeitura. “O sistema é bem ágil e prático, tanto na retirada quanto na entrega. No meu caso, as estações estão perto de locais onde costumo ir, perto de casa ou do trabalho. Sou um cara que optou em não ter carro, então as bicicletas serão de grande utilidade para o meu deslocamento tanto a trabalho ou lazer. Parabéns aos idealizadores!”, afirmou Diogo.
Mais de 2.500 pessoas já se cadastraram para utilizar o sistema gratuito.
Estações de compartilhamento disponíveis:
- Avenida Brasil, próximo à Rua Coronel Miranda (Canteiro Miguel Moretti);
- Avenida Brasil, próximo à Rua Capitão Araújo (Colégio Notre Dame);
- Avenida Brasil com Rua Sete de Setembro (Praça do Teixeirinha);
- Rua Morom (Praça Marechal Floriano);
- Avenida Brasil com Diogo de Oliveira (Boqueirão Legal).
O cadastro
Quem ainda não participa do sistema tem duas opções: cadastro presencial ou pela internet. O cadastro presencial poderá ser feito na Rua Morom 1.299 – sala 12. Para isso, basta levar RG, CPF e comprovante de residência. Já o cadastramento via internet deve ser feito pelo site www.pmpf.rs.gov.br. Dúvidas e orientações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3045.3591 ou pelo e-mail pfvaidebici@mobhis.com.br.
Passo a passo para utilizar o sistema
1º passo: após efetivado o cadastro pela internet ou de forma presencial, você está habilitado a utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas – o seu login será o número do CPF e a senha será a escolhida no cadastro.
2º passo: chegando na estação de bicicleta mais próxima, o usuário deverá digitar no painel o CPF e a senha e proceder para a liberação da bicicleta. O horário de funcionamento do sistema é das 6h até as 22h para a retirada das bicis.
3º passo: já com a bicicleta, o usuário poderá iniciar o seu percurso, podendo utilizar gratuitamente durante o período de 2h seguidas. Caso queira utilizar a bicicleta por mais tempo, deverá devolver o equipamento na estação mais próxima e esperar pelo menos 15 minutos para fazer nova retirada, também de forma gratuita.
4º passo: para devolver a bicicleta, basta escolher qualquer uma das 10 estações que tiver uma vaga livre. O sistema para devolução do equipamento estará disponível 24 horas e avisará quando a bicicleta estiver completamente travada.
FOTO: ALEX BORGMANN [caption id="attachment_6061" align="alignleft" width="360"]Foto: [/caption][caption id="attachment_6062" align="alignleft" width="360"]
Foto: [/caption]