A Tocha chegará no dia 03 de julho para marcar as celebrações na cidade

Da Grécia, na cidade de Olímpia, a Chama Olímpica será acesa por raios de sol para viajar até o Brasil, onde terá início o caminho para trilhar o revezamento da Tocha Olímpica em mais de 300 cidades brasileiras, a partir do dia 03 de maio de 2016. Em Passo Fundo, a Tocha chegará no dia 03 de julho, sendo a primeira Cidade Celebração a receber o símbolo no Rio Grande do Sul.
O secretário dos Esportes, Gilberto Bellaver, ressalta que Passo Fundo é destaque pela ordem escolhida. “No Rio Grande do Sul, a Tocha Olímpica chegará por Passo Fundo como Cidade Celebração e irá encerrar sua trajetória em Porto Alegre, passando por Santa Maria, Pelotas e Caxias do Sul”, disse ele.
Passo Fundo é considerada a primeira Cidade Celebração a receber a Tocha Olímpica, ou seja, além do revezamento, haverá uma solenidade festiva com o acendimento da Pira da Celebração e a equipe organizadora e a Tocha irão pernoitar em Passo Fundo para seguir viagem.
União pelos jogos
Em busca de trazer o sentimento de pertencimento para a população, uma equipe é formada em cada cidade escolhida para representar a Força Tarefa da Cidade, a fim de organizar as celebrações. Em Passo Fundo, a busca por mais parceiros é idealiza através de encontros setoriais. Nessa sexta-feira (20), representantes de veículos da imprensa foram convidados para apoiar a ação.
“Queremos que as pessoas façam parte deste processo. Os veículos de imprensa são os olhos das notícias, aqueles que nos ajudarão fomentar a divulgação”, observou o secretário dos Esportes. Nas próximas semanas, serão realizados encontros com entidades de classe e a direção das escolas. “Esta é uma festa, uma conquista de Passo Fundo, por isso, é um evento de Passo Fundo, que deve contar com a integração de todos”, finalizou Gilberto.
O encontro traz um pouco da história do Movimento Olímpico, as ações pensadas, a apresentação e o passeio do roteiro oficial, além de ser um espaço aberto para a colaboração.
O roteiro
O local de partida do trajeto será na Avenida Brasil Oeste, no Largo da Literatura, onde está o monumento da Árvore das Letras, com encerramento e celebração na Avenida Sete de Setembro, na Gare. O roteiro contempla ainda espaços históricos como a Praça Marechal Floriano e a Catedral Metropolitana, além de passar por oito escolas.
O revezamento
No município, serão necessárias até 35 pessoas para fazer o revezamento. As inscrições já encerraram e foram feitas através da internet em duas modalidades: indicação por terceiros e inscrição livre, para qualquer pessoa interessada me participar. Ainda, Passo Fundo recebeu o pedido para indicar três pessoas da cidade para compor o grupo. Foram indicados: Gustavo Endres, do Vôlei, Marcos Daniel, do Tênis, e Cláudio Ricci, do Automobilismo. Gilberto explicou que o comitê nacional estuda cada um dos nomes indicados, seja pelos municípios ou pelas inscrições, para liberar a lista final dos participantes.
Rio 2016 – Olimpíadas e Paralímpiadas em números
10.500 atletas de 205 países
42 modalidades 28 esportes
17 dias de competição
45 mil voluntários
Foto – Fabíola Hauch