Francisco Noveletto fala sobre Copa do Mundo em Passo Fundo

Francisco Noveletto fala sobre Copa do Mundo em Passo Fundo

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira na prefeitura municipal, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, esclareceu questões que colocam Passo Fundo como uma forte candidata a ser sub sede da Copa do Mundo 2014.  O prefeito Airton Dipp, destacou que se o município for escolhido como sub sede, terá um benefício econômico significativo.
De acordo com Noveletto, existe aqui um potencial muito grande, com  aeroporto, ampla rede hoteleira e médica, além da cidade ficar localizada em uma região estratégica, cercada de rodovias. Sobre um bom Centro de Treinamento, ele frisou que é um cartão de visita, sendo que foi até alguns deles na África do Sul: “Eles necessitam de acomodações, pois as seleções, no período pré copa, ficam em tempo integral neles”, contou.
Dipp ressaltou a qualidade do centro de treinamento já existente da Universidade de Passo Fundo, que ainda não tem hospedagens mas conta com uma estrutura de medicina esportiva, laboratórios e piscina térmicas. “Quem sabe esse espaço pode ser o embrião  para a Copa”, disse.
Sobre a questão financeira, o presidente Noveletto disse que dinheiro não será problema. Em conversa recente com o Ministro dos Esportes Orlando Silva, Noveletto recebeu a informação que o que falta são bons projetos. “Passo Fundo não tem o que perder, se o que for feito aqui de obras não for aproveitando para uma seleção, ficará de herança à comunidade e aos clubes locais”, contou ele.
Na oportunidade, ele ainda explicou que a FIFA não é responsável pela a escolha das sub sedes, ele usou a expressão “O Mundo da Bola” para se referir à essas escolhas. Após as eliminatórias e o sorteio dos países cabeças de chave, a FIFA aí decide que equipe fica em determinada região. Momento, que segundo Noveletto, as cidades candidatas à sub sedes devem procurar os consulados dos países e apresentarem suas propostas. “Essa é a hora, por exemplo, de Passo Fundo ir vender seu produto. Temos influência, mas quem vai indicar são os consulados sedes”, detalhou.
Após a entrevista, o presidente da Federação Gaúcha participou de reunião almoço no Clube Comercial, onde se reuniram mais de cem expectadores para discutir o tema.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 23 de agosto de 2010.