O Festival Internacional do Folclore de Passo Fundo iniciou em 1992 no governo do atual prefeito Airton Dipp e já está na sua 11ª edição.

As crianças vibram, aplaudem, expressam surpresa, interagem e se encantam a cada passo diferente dos bailarinos. É por essa receptividade que as tardes do Festival Internacional do Folclore são dedicadas à elas.
Já no início, quem abre as apresentações são as invernadas mirins e juvenis das escolas, clubes e CTGs de Passo Fundo. Mesmo com pouca idade os jovens representam a cultura gaúcha e interagem com os grupos dos outros países. Monique Reveilleau é professora da classe especial de surdos da escola Joaquim Fagundes dos Reis e na tarde desta quinta-feira, 23, levou seus alunos à lona, mostrando que o Festival é mesmo para todos os públicos. Ela conta que considera o evento muito importante para a formação. “As crianças surdas participam para conhecer um pouco de culturas diferentes e países diferentes, e também acho que a cultura gaúcha dá muito valor”, declara. Ajudadas por uma intérprete as crianças e professoras surdas prestigiam o festival e balançam suas mãos no ar para parabenizar os dançarinos.
Mas, não é só sob as lonas do Circo da Cultura que a magia acontece. Há uma semana Passo Fundo está em festa, com atividades em todos os cantos da cidade. O desfile diário dos grupos começa na Rua Moron e vai até o Parque da Gare, enquanto isso há oficinas de conversação e dança no Shopping Bella Città e apresentações dos grupos por diversos locais da cidade. Nem o Quiosque da Leitura ficou de fora e receberá neste sábado, 25, o grupo folclórico da China a partir das 15h30min. Uma outra atração para os amantes de história e arte, é a exposição “20 anos do Festival Internacional do Folclore de Passo Fundo” que acontece no Museu Histórico Regional e relembra através de fotografias e objetos os 20 anos do evento em Passo Fundo.
Há muito colorido e diversidade pelas ruas em tempo de Festival e é isso que faz deste acontecimento uma marca registrada da cidade. O Festival Internacional do Folclore de Passo Fundo iniciou em 1992 no governo do atual prefeito Airton Dipp e já está na sua 11ª edição. Segundo Dipp, o Festival é muito importante porque, juntamente com a Jornada Nacional de Literatura, consolida ainda mais Passo Fundo como um polo brasileiro. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e do CIOFF secção estadual do RS, e acontece a cada dois anos no município.
