Confira as atividades desenvolvidas pela Biblioteca Arno Viuniski por meio das redes sociais
A pandemia transformou a rotina das pessoas no mundo todo. Em Passo Fundo, Capital Nacional da Literatura, não é diferente. Muitas instituições que realizavam atendimento ao público tiveram que reduzir ou restringir as atividades, como é o caso da Biblioteca Municipal Arno Viuniski. Para continuar estimulando a leitura a públicos de diferentes idades, a unidade tem desenvolvido ações on-line.
A coordenadora da biblioteca, Vanessa Hickmann, explica que as programações foram adaptadas para assegurar que o espaço continuasse cumprindo a sua função de formar leitores. “Sabe-se que diversos setores da sociedade buscaram uma adaptação durante esses tempos difíceis. Os eventos passaram a ser transmitidos pelas plataformas digitais e o ensino também tomou novos formatos, sendo eles remoto ou híbrido. Na biblioteca, as atividades presenciais foram suspensas e substituídas por alternativas remotas. Assim, a equipe, neste ano de 2021, está desenvolvendo diversos projetos que reafirmam seu compromisso com a comunidade”, enfatiza.
Conforme Vanessa, a biblioteca pública de Passo Fundo, inaugurada em 1940, sempre realizou um importante trabalho pela cidade. “Além de diversos usuários que utilizam de seu acervo, composto por aproximadamente 20.000 exemplares, a biblioteca também promove práticas leitoras como contações de histórias, bate-papo com os adolescentes, encontro com autores e leitores, lançamentos de livros com sessão de autógrafos, visitas ao espaço Roseli Doleski Pretto, entre outras”, menciona.
Projetos on-line
Dentre os projetos oferecidos, destacam-se:
- RECREativo: lives que ocorrem todas as segundas-feiras, pela manhã, às 10h, e à tarde, às 15h30, transmitidas pelo YouTube da Secretaria Municipal de Educação Passo Fundo;
- Contação de História: encontro com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental das escolas, pelo meet, envolvendo uma prática literária, agendada previamente com a biblioteca pelo telefone (54) 3311-1128;
- Bate-papo com a Galera: encontro com estudantes das séries finais do ensino fundamental das escolas, pelo meet, envolvendo um debate sobre tema atual, agendado previamente com a biblioteca pelo telefone (54) 3311-1128.
Biblioteca nas redes
Além dessas iniciativas transmitidas pelas plataformas digitais, a biblioteca possui uma página no Facebook (Biblioteca Municipal de Passo Fundo) e um perfil no Instagram (@bibliotecaviuniski). Lá, são disponibilizados conteúdos referentes às ações da equipe, leitura e literatura. Enquanto a biblioteca permanece com o atendimento presencial suspenso, a comunidade pode acompanhar essas movimentações culturais, por meio das redes sociais. E, assim que os decretos permitirem sua retomada normal, haverá uma divulgação nos meios de comunicação.
O município de Passo Fundo comemora 164 anos no próximo mês de agosto. E, para celebrar a data, a biblioteca está preparando uma intensa programação. Dentre as atrações, uma maratona de histórias, encontro com escritores e edições especiais do projeto RECREativo.