Prefeitura busca recurso privado para carnaval

Prefeitura e Liga das Escolas de Samba vem trabalhando em conjunto

A Prefeitura de Passo Fundo, através das secretarias de Cultura, de Gestão e de Captação de Recursos, está dando início, nesta semana, à busca ativa de recursos privados para a realização do carnaval de rua do próximo ano. Já desde o primeiro semestre a Prefeitura vem realizando encontros com a Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo no sentido de viabilizar a realização do carnaval de rua, entretanto sem recursos públicos para as escolas, como vêm acontecendo desde o ano de 2014.

O evento deve ocorrer na noite de 1º de março de 2020, na avenida Sete de Setembro. “A orientação do prefeito é clara de que não haverá recursos públicos para as escolas de samba, assim como acontece desde 2014. Vamos buscar recursos da iniciativa privada e a realização do evento depende disso”, explica o secretário de Cultura, Henrique Fonseca. A estrutura operacional, no entanto, já faz parte das ações culturais do calendário da Secretaria de Cultura.

Diante do acordo de buscar recursos privados, a Liga das Escolas de Samba estabeleceu seu calendário de captação de recursos com o apoio da Prefeitura atuando em duas frentes: a busca de recursos diretos com a realização de eventos e a utilização da lei federal de fomento à cultura através da Lei Rouanet, projeto já aprovado e disponível.

Novidades
O retorno do carnaval de rua traz algumas alterações em seu formato no sentido de viabilizar a sua estrutura e operacionalidade. “Um chamamento público vai apontar a empresa interessada em explorar a estrutura de arquibancadas e camarotes, sem custos para a Liga e para a Prefeitura. E ainda, do ponto de vista dos enredos, não haverá concurso com avaliação e premiação oficial. Será um tema único dividido em ciclos contando a história da formação de Passo Fundo até os seus dias atuais”, explica Fonseca. A Liga ainda estuda uma premiação em dinheiro como forma de valorização do trabalho individual de cada escola, escolha que pode ser feita pela imprensa passo-fundense.

A responsabilidade de colocar as quatro escolas na avenida será do carnavalesco Ramon Gadenz, escolhido pela Liga, e que tem vasta experiência na organização e criação de enredos de carnavais pelo Rio Grande do Sul e outros estados. O tema definido foi “Nossas origens: índio, negro, europeu. Passagens de luta e progresso. Olhos para o futuro!”

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 16 de setembro de 2019.