Esta é a primeira vez que festividades comemorativas de aniversário do município são compartilhadas

Foram exposições de artes visuais, performances teatrais, apresentações musicais para citar apenas algumas das atividades realizadas durante a Semana de Passo Fundo em Porto Alegre. De 14 a 20 de agosto o município mostrou na Capital seu potencial artístico, literário e esportivo, com várias ações que contaram com, por exemplo, o pré-lançamento da Feira do Livro e a exibição do filme Maverick, que teve Passo Fundo como cenário e foi apresentado em festivais de cinema.
Esta foi a primeira vez que as festividades comemorativas de aniversário do município foram compartilhadas com a capital sul-rio-grandense. Em especial, a vocação literária da cidade foi um dos principais pontos apresentados, com diversas ações, tais como o painel Educação Literária: novas leituras e novos leitores, com as professoras doutoras Tania Rösing e Regina Zilberman, o pré-lançamento da 31ª Feira do Livro, com a participação do patrono Luís Fernando Veríssimo, e o evento Passo Fundo lê à noite: a Jornada e a Poética.
Outro momento importante foi o jogo de vôlei entre a equipe da BSBios/UPF e Sogipa, quando também foram homenageados atletas e incentivadores do esporte passo-fundense. Destaque ainda para o show com Chaise Brothers, irmãos nascidos em Passo Fundo e que hoje moram na Capital, e para a apresentação do Espetáculo Faixa de Graça, do Grupo Ritornelo de Teatro. Além disso, duas exposições aconteceram no período. Uma de arte visuais, que foi montada no hall de entrada da Assembleia Legislativa e outra de fotografias, na Casa de Cultura Mário Quintana.
Depois de encerradas as atividades, a avaliação que fica é positiva, de poder ter mostrado um pouco do que é produzido por aqui. “A Semana de Passo Fundo em Porto Alegre foi um sucesso. Música, teatro, exposições de artes visuais, literatura e esporte marcaram presença na Capital em comemoração aos 160 anos de emancipação do município. Um momento muito especial, festivo e também de reconhecimento à nossa cultura e àqueles que fazem a arte de nossa cidade em todas as áreas”, destaca o secretário de Cultura, Pedro Almeida.
(Fotos: Divulgação)