Inscrições para exposições de artes visuais

Artistas e curadores já podem participar do processo seletivo

A programação dos 160 anos de Passo Fundo conta com atividades em diversas áreas, em busca da integração do patrimônio histórico e cultural da cidade para valorizar as pessoas que ajudam a construir esta história. Uma delas é voltada à democratização dos espaços públicos pelos artistas locais com o incentivo de mais uma ação da Prefeitura de Passo Fundo: o Processo Seletivo de Exposições de Artes Visuais nos Espaços Públicos da cidade de Passo Fundo. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (5) até o dia 1º de agosto.

Serão selecionadas oito propostas de exposições de artes visuais, individuais ou coletivas, de artistas e curadores naturais ou residentes do município que estejam interessados em participar do calendário de exposições proposto pelo processo.

Além do processo de artes visuais, também estão abertas as inscrições para o Concurso Fotográfico Click 160 e para o Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo. “Estamos muito felizes por esses três editais lançados. É a valorização da memória e dos nossos fotógrafos, vamos colorir nossa cidade com oito exposições de nossos artistas e ainda premiar pela primeira vez na história os escritores de Passo Fundo”, disse o secretário de Cultura, Pedro Almeida.

Processo Seletivo de Exposições de Artes Visuais nos Espaços Públicos

Quem pode participar?
Podem se inscrever artistas e/ou curadores passo-fundenses, naturais ou residentes (com preferência aos residentes), maiores de 18 anos.

Como participar?
As inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria de Cultura, localizada na Avenida Brasil Oeste, 792 – Centro, no horário das 12h30min às 18h30min. No caso de envio pelo Correio, só serão considerados os projetos e propostas que tenham a data de postagem de até 1º de agosto, através do sistema de Sedex. As inscrições serão efetuadas mediante entrega de um único envelope denominado “Envelope de Inscrição”, lacrado e identificado conforme os seguintes dados: Processo Seletivo de Exposições De Artes Visuais 2017 e nome do proponente.

O envelope deverá conter em seu interior um dossiê com os seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada (anexo)
  • Proposta de trabalho do(s) artista(s) envolvido(s) e/ou curador
Os projetos devem apresentar de forma clara e sucinta: intenções e o conceito da exposição, a(s) obra(s) ou obra (no caso de instalação, performance ou outras) a serem expostas e as demandas técnicas necessárias para a montagem. No caso de proposta individual deve constar: currículo artístico contendo dados pessoais, endereço, telefone, relação das principais exposições individuais, coletivas, salões e premiações (se houver) e formação. No caso de proposta coletiva: currículo artístico do grupo ou associação, dados da entidade, endereço, telefone, relação das principais exposições realizadas, currículo breve dos participantes, responsável legal pela instituição. Um dos proponentes ou curador escolhido pelos proponentes representará o grupo perante a Secretaria de Cultura. O nome dos inscritos (na ficha de inscrição), seja ele individual ou coletivo, deverá ser o legítimo, ou seja, o que consta na certidão de nascimento, evitando usar variações e abreviações. Os codinomes serão permitidos apenas para cunho de publicidade.
  • Fotocópia de comprovante de residência em nome do proponente
Se não houver, deverá ser apresentado de forma complementar contrato de locação ou declaração de
residência assinado pelo proprietário do imóvel e proponente (ambos com firma reconhecida).
  • Textos críticos (se houver)
  • Fotografias impressas coloridas das obras
No tamanho de 15x21 cm e com identificação: dados técnicos como título, data da execução, dimensões, material e técnica.
  • Obra não convencional
Projeto detalhado e compreensível aos membros da comissão selecionadora no caso de obras de instalações que não se incluam nas categorias de obra convencional, como: desenho, grafite, pintura, cerâmica, gravura, escultura e fotografia.
  • Videoarte e/ou performance
Neste caso, deverão ser apresentados através de cópias gravadas em mídia digital.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico cultura@pmpf.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3312-1426.

Os locais de exposições

  • Sala Desdemona Machado Aires (2º andar do Teatro Municipal Múcio de Castro)
  • Hall de entrada da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo
  • Hall de entrada da Secretaria de Meio Ambiente
  • Galeria Estação da Arte (prédio da antiga estação férrea da Gare)
  • Hall de entrada da Secretaria de Finanças (antigo prédio da Justiça do Trabalho)
Quem vai escolher?
As propostas inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por três membros de reconhecida competência e conhecimento na área de artes visuais, indicados pela Secretaria de Cultura.

Resultados

A divulgação das propostas selecionadas para o calendário de exposições será feita até o dia 15 de agosto, aqui no site da Prefeitura.

Incentivo
Além de expor seu trabalho em nos espaços públicos, o município disponibilizará o valor de R$ 1 mil como ajuda de custo para montagem de cada uma das exposições.

Onde acessar o edital?
Basta entrar na página inicial do site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br) e acessar a seção Destaques. Além do edital, também está disponível a ficha de inscrição anexa.

(Foto: Divulgação/PMPF)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de junho de 2017.