Também foi apresentado o aplicativo Viva Passo Fundo, onde estão todas as informações

Em 2017 Passo Fundo completa 160 anos. São histórias construídas por muitas pessoas ao longo dos anos. Por isso, as comemorações estão sendo planejadas desde o início do ano para seguir em todos os meses. Nessa quarta-feira (19) a Prefeitura de Passo Fundo apresentou os principais destaques da programação do aniversário de 160 anos do município e o aplicativo Viva Passo Fundo, ferramenta que será usada para divulgar toda a programação.
Na presença dos profissionais dos veículos de comunicação da cidade, o secretário de Cultura, Pedro Almeida, falou sobre a ideia. “Como este é um aniversário especial da cidade, pensamos numa abordagem diferente. O Viva Passo Fundo foi criado ainda no ano passado para reunir todas as informações da cidade numa plataforma única. Tanto visitantes ou turistas quanto a população podem consultá-lo para saber mais sobre Passo Fundo. É um guia que traz informações variadas, além de servir como agenda para a movimentação cultural e de eventos que temos”, explicou ele.
Para o vice-prefeito João Pedro Nunes, a participação da comunidade é importante. “A cidade foi construída por muitos e por isso as pessoas devem tomar os espaços e aproveitar o que será oferecido. Essa programação vem sendo construídas com carinho e desde o início do ano”, afirmou.
O aplicativo
O Viva Passo Fundo surgiu, inicialmente, para proporcionar uma ferramenta atualizada com informações do município aos visitantes que aqui chegam. As informações são de diversas áreas: turística, cultural, histórica, hotelaria, eventos, gastronômica e utilidade pública. Com a ferramenta pronta, a abordagem também passou a ser pensada para as pessoas que vivem em Passo Fundo, com divulgação de eventos, notícias sobre as ações da Prefeitura, link para o site das bicicletas compartilhadas, por exemplo. “No fim, todas as informações disponibilizadas interessam não apenas quem não é daqui, mas também os passo-fundenses que nasceram ou escolheram morar aqui e querem manter um diálogo mais próximo com a cidade”, ressaltou o secretário Pedro.
Cabe destacar que o aplicativo conta com um canal de comunicação em que as pessoas podem enviar sugestões e empresas podem entrar em contato para incluir seu conteúdo, como rede de hotel ou alimentação e organização de eventos.
As seções do aplicativo são:
Especial Programação 160 anos: todos os eventos oficiais dos 160 anos estarão cadastrados na seção.
A Cidade: informações gerais sobre a Capital do Planalto Médio e a Capital Nacional da Literatura com história e localização.
Agenda: todos os eventos que acontecem na cidade serão disponibilizados.
Pontos Turísticos: localização com informações e pontos próximos.
Informações úteis: indicações de onde ficar, onde comer, comercial e telefones úteis.
Notícias: são reproduzidas as notícias do site da Prefeitura de Passo Fundo com informações institucionais e ações feitas em toda a cidade.
Bicicletas compartilhadas: link para o site do sistema.
Sobre: canal de comunicação.
O aplicativo foi criado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Fundação Passo Fundo de Turismo (Passotur). O Viva Passo Fundo está disponível para IOS e Android.
A programação
Foram apresentados alguns dos principais eventos que irão acontecer neste ano, em comemoração aos 160 anos de Passo Fundo.
Confira alguns dos eventos que serão realizados:
- Inauguração da Arena do Instituto Histórico de Passo Fundo – IHPF (maio)
O IHPF passa a integrar o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. A arena ao ar livre está localizada dentro do pátrio interno do complexo.
- Concurso de Fotografia CLICK 160 (segundo semestre)
Com parceria com o Grupo da Foto, profissionais e amadores poderão participar.
- Festival de Música do Passo – Tema: Passo Fundo (julho)
Mais uma edição do festival irá acontecer. Voltado para músicos e compositores passo-fundenses.
- Semana de Passo Fundo em Porto Alegre (agosto)
Serão diversos eventos com o objetivo de mostrar as potencialidades de Passo Fundo para o Estado. Shows, exposição na Assembleia Legislativa, teatro de rua, encontro dos passo-fundenses que moram na capital, jogo de vôlei especial, palestra, evento da Jornada em Porto Alegre, são alguns dos destaques.
- Mostra de Cinema: exibição do filme Maverick (agosto)
O filme internacional que teve parte gravado em Passo Fundo serpa exibido para a comunidade em diferentes datas.
- Projeto Documentários 160 anos (agosto)
Em parceia com o curso de História e a UPF/TV, será realizada uma série de documentários que tratarão do patrimônio humano, da identidade e da memória do município.
- Primeira edição do Prêmio Escritor Passo-Fundense (novembro)
Em ano de Jornada Nacional de Literatura, será lançada a primeira edição com premiação de 12 escritores em 4 categorias. O prêmio serpa bianual.
- Concurso para criação do Hino Oficial do Município de Passo Fundo (novembro)
A ação tem o objetivo de oficializar a criação de um hino da cidade.
Outros eventos:
Fórum dos Institutos Históricos do Rio Grande do Sul (maio);
Reculuta Farroupilha (maio);
Edital das Artes Visuais – oito exposições vão circular em diferentes espaços da cidade;
Funcultura – 3ª edição;
Mostra da Cultura Gaúcha – Especial 160 anos;
Festival Canto Galponeiro (outubro);
Jornada Nacional de Literatura (02 a 06 de outubro);
Feira do Livro de Passo Fundo (novembro);
Encontro de Bandoneon (novembro);
Encontro dos Apaixonados por Vinil (novembro);
Festival de Corais.