A abertura oficial de duas exposições acontecerá nesta sexta-feira (2), às 19h30min

O gênero musical considerado patrimônio cultural do Brasil, o samba, é tema de homenagem do Museu Histórico Regional (MHR). A partir desta sexta-feira (2), duas exposições ocupam o espaço de cultura, história e arte. A abertura oficial de “100 Anos de Samba e Outros Carnavais” e de “Centenário do Clube Visconde do Rio Branco – PF” será realizada a partir das 19h30min. Apresentações artísticas serão realizadas com a presença de representantes de grupos e escolas de samba.
Com apoio da Prefeitura de Passo Fundo, o secretário de Cultura, Pedro Almeida, destaca que o evento começa a movimentação cultural do espaço, que já recebeu diversas intervenções de melhorias e conta com as novas obras da arena ao ar livre no pátio interno. “Ações como está fazem com que o espaço seja cada vez mais uma referência cultural para as pessoas”, disse.
Em 2016 se comemora o centenário do samba no Brasil, motivo do tema de uma das exposições. A segunda remete ao Clube Visconde do Rio Branco, uma sociedade cultural e recreativa fundada por afrodescendentes em Passo Fundo no ano de 1916.
O MHR, a partir de um convênio entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Fundação Universidade de Passo Fundo, foi reestruturado ainda na década de 90, passando a ser administrado pela UPF. O prédio onde está localizado o museu faz parte do complexo do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, que foi revitalizado pela atual gestão municipal com diversas ações.
As exposições seguem até o dia 5 de março de 2017.