30ª Feira do Livro encerra com balanço positivo

Cerca de 60 mil pessoas visitaram o evento, conforme organizadores

Na 30ª edição da Feira do Livro, muitas histórias foram contadas. Realizado pelo segundo ano no Bourbon Shopping, o encontro com a literatura reuniu cerca de 60 mil pessoas em dez dias, conforme estimativa dos organizadores.

Durante a 30ª Feira foram lançados 31 títulos de autores locais e regionais por diversas editoras. A patrona, professora Mariane Loch Sbeghen, organizou 5 exposições divulgando trabalhos artísticos e resgatando a história da Jornada Literária e da Feira do Livro, com destaque para a importância da literatura na comunidade de Passo Fundo.

Segundo opinião dos livreiros, no novo local a Feira oferece mais segurança e conforto para visitantes e expositores, que também não precisam se preocupar com as intempéries. A presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo e coordenadora da Feira, Silvana Rovani, observa que, mesmo aprovando o espaço, há muito a ser melhorado e explorado na organização do ambiente. “Com certeza no próximo ano o formato vai ser remodelado, ainda estamos em uma fase de adaptação”, explicou.

Na avaliação do Secretário Municipal de Cultura, Pedro Almeida, a feira superou as expectativas. “A feira do livro foi um sucesso. A Prefeitura e a Associação dos Livreiros se empenharam muito para a sua realização”, enfatizou.

Os livreiros destacam a grande participação do público infanto-juvenil durante o evento. “Muitas escolas participaram da Feira e trouxeram pais e amigos”, relata Silvana. Ela chama atenção também para a presença de famílias que, convidadas pelos filhos e motivadas pelas escolas, retornam em diversos momentos para comprar livros e prestigiar a programação.

A livreira Laura Santana Lunardi afirmou que a Feira teve boa movimentação de público e vendas. Além da grande demanda de livros voltados ao público infanto-juvenil, houve também um crescimento na procura de livros de gastronomia. Entre os mais vendidos destacam-se títulos considerados “modismos”, febres do momento. Segundo a coordenadora Silvana, também é importante atender a esse tipo de demanda do público. “De uma forma ou outra, eles também estão estimulando a leitura nas crianças”, afirmou. Os saldos de livros, que oferecem preços mais em conta, foram muito garimpados nesta edição, conta o livreiro Leonardo Arbter.

Os títulos mais procurados nesta edição da Feira do Livro de Passo Fundo foram:

Harry Potter e a criança amaldiçoada - J.K Rowling, John Tiffany & Jack Thorne

O homem mais inteligente da História - Augusto Cury

A caligrafia de Dona Sofia - Andre Neves

O Evangelho segundo o Espiritismo – Allan Kardec

Bíblia Sagrada

Um livro de autor local que se destacou nas vendas foi “Meias Furadas”, de Raní de Souza. Um dos objetivos da Feira do Livro é valorizar os talentos locais. Para Silvana, essa é uma das metas da Feira, inclusive para as próximas edições. Além de trazer autores de fora, conhecidos nacionalmente por suas obras, é preciso valorizar os autores regionais.

De um modo geral, a avaliação dos livreiros, expositores e visitantes foi positiva. Segundo Laura, o objetivo maior da Feira foi alcançado, proporcionou à comunidade o acesso aos mais variados títulos e o contato com autores locais, regionais e nacionalmente conhecidos. “Aqui nós valorizamos a importância de ler e escrever”, afirma Silvana.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de novembro de 2016.