O Congresso Sul-americano de Folclore, Dança e Tradição movimentou Passo Fundo durante toda a semana

O Congresso Sul-americano de Folclore, Dança e Tradição movimentou Passo Fundo durante toda a semana. Na noite desse sábado (30), no Clube Recreativo Juvenil, foi realizado o jantar de encerramento do evento.
A Invernada Xirua, do Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil, recepcionou os grupos convidados com danças típicas do Sul. Uma noite de lembrar as origens e festejar a cultura de todos os povos.
Após o jantar, as delegações da Costa Rica, Colômbia, Argentina, México, Equador e Peru fizeram um lindo espetáculo, encantando todos os convidados.
O organizador do evento, Luís Gustavo Maias, destaca que a ideia surgiu da vivência com o folclore, com a intenção de realizar uma ação voltado às escolas. ";;Queríamos fazer uma experiência mais didática e foi o que aconteceu durante toda a semana. Foram palestras, exposições, oficinas e espetáculos nas escolas municipais. Passo Fundo tem essa característica de receptividade com os grupos, boa aceitação e carinho";;, disse.
Os alunos das escolas de municipais tiveram a oportunidade de aprender as danças e saber um pouco mais da cultura dos países representados pelos seis grupos.
Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, o congresso deve se tornar um evento oficial do município. ";O congresso mostra a vocação que Passo Fundo tem para o folclore e a integração dos povos, um sentimento que vem do Festival de Folclore. O congresso parte dessa vertente e esperamos que se torne um evento oficial";, ressaltou.
O Congresso Sul-americano de Folclore, Dança e Tradição tem realização da Prefeitura de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo e Associação Passo-fundense de Dança.