Público aprova o Carnaval de Passo Fundo

Público aprova o Carnaval de Passo Fundo

Na edição 2015 do Carnaval de Passo Fundo, reformulado e com apoio de diversas entidades, a maior festa popular do Brasil ficou marcada pela organização, participação popular e ação solidária, em que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foi beneficiada. Ainda, a destinação dos cerca de R$ 400 mil que vinham sendo investidos nas escolas foi usado pela Prefeitura para a construção do Centro de Referência à Saúde da Mulher.

Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em conjunto com a Prefeitura de Passo Fundo e a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESPF), o público aprovou o novo modelo do Carnaval. “Muito bem organizado e surpreendente pela ação comunitária”, destacou o morador da Vila Luíza, Felipe de Oliveira.

Pela passarela do samba, na estrutura montada junto ao Parque da Gare, passaram as escolas de samba do Grupo de Acesso, como a Pandeiro de Prata, que trouxe o samba enredo “Um sonho de voar que se tornou realidade, a Escola de Samba Pandeiro de Prata conta a história do Aeroclube de Passo Fundo”.

Posteriormente, a Acadêmicos do Chalaça empolgou o público com o samba enredo “Salve Chalaça! Salve Jorge! Ogunhê!”. Para o morador do Bairro Edmundo Trein, Carlos Edgar Weidnnann, “hoje temos a união e quem ganha é a população, com a acertada ideia do desfile fora de época. E, ainda, foi possível contribuir com a APAE, um exemplo a ser seguido”, declarou ele, que trouxe familiares que moram no Mato Grosso para conhecer o desfile de Passo Fundo.

Pela ordem, a terceira escola que fechou o Grupo de Acesso foi a União da Vila, com o tema “Não deixe morrer a criança que existe em você”. A moradora do Centro, Eloí da Silva Monteiro, gostou do Carnaval fora de época.“Muito bom, em Uruguaiana já acontece fora de época. Agora, a região Norte tem o seu Carnaval organizado na nossa cidade, sem falar na ajuda para a APAE, não tem coisa melhor”, observou.

Pelo Grupo Especial, a Avenida do Samba foi tomada pela Escola de Samba Unidos da Operária, com o samba enredo o “Tigre é Pura Emoção”. “O Carnaval de Passo Fundo voltou a ter alegria, euforia e felicidade. O prefeito Luciano Azevedo conseguiu unir todo mundo”, contou o morador do Bairro Santa Maria, Vanderlei Andrade.

A Academia de Samba Cohab I seguiu com o desfile do Grupo Especial, com o tema “A Academia de Samba Cohab I com o bater de seus tambores no mesmo compasso, dança Índios, Brancos e Negros é Carnaval”. Para a funcionária pública, Dalva Azambuja, o evento mostrou evolução. “Infinitamente um dos melhores carnavais da história de Passo Fundo, tanto pela inclusão social como a iniciativa de contribuir com a APAE”, disse Dalva, que também desfilou com o irmão que é usuário da APAE.

Logo após, a Escola de Samba Bom Sucesso apresentou o samba enredo “No mundo mágico da alegria, vem brincar com a Bom Sucesso”. Fechando o desfile, a Bambas da Orgia desenvolveu pela avenida o tema “Bambas da Orgia com a proteção de Santa Sara e falangens ciganas em dia de Folia”. “Simplesmente o Carnaval voltou a ser das famílias, crianças, pai, tio avó, todo mundo veio prestigiar o Carnaval da Solidariedade”, destacou o o morador Vila Rodrigues, Lissandro Bolner.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 1 de março de 2015.