Festa e solidariedade: Carnaval de Passo Fundo se consolida com novo modelo

Mais de 8 mil pessoas prestigiaram a grande festa popular, que traz inovações desde o ano passado

O desfile das escolas de samba de 2015 em Passo Fundo foi marcado pela solidariedade, através do novo formato de Carnaval da cidade. Arquibancadas e camarotes lotados e muita emoção na avenida completaram o clima do evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em conjunto com a Prefeitura de Passo Fundo e a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESPF).

Mais de 8 mil pessoas prestigiaram a grande festa popular, que traz inovações desde o ano passado. O valor repassado para as escolas não sai mais dos cofres públicos e sim da comercialização de ingressos e camarotes empresariais. A solidariedade ganhou espaço também nesse ano, com o anúncio de que 20% do valor arrecadado com a venda de ingressos será destinado para a APAE de Passo Fundo. Além disso, os cerca de R$ 400 mil que vinham sendo investidos nas escolas de samba serão aplicados na construção de um Centro de Referência à Saúde da Mulher pela Prefeitura.

";Tivemos o apoio e o envolvimento do empresariado em prol da solidariedade e da consolidação desse novo modelo de Carnaval”, afirmou o prefeito Luciano Azevedo. Para o presidente da CDL, Agadir Stramari, ";o Carnaval de Passo Fundo passou por uma total transformação, se profissionalizou e investiu na inclusão social. A partir disso, mudamos também a realidade da APAE, que teve uma motivação fundamental com a participação no evento. A cidade está escrevendo uma nova história em relação ao Carnaval”, destacou.

O desfile teve início com a apresentação da Corte do Carnaval 2015 e, logo depois, a emoção tomou conta da avenida com o desfile dos usuários da APAE, familiares e diretoria da entidade, que apresentaram o samba enredo ";APAExonados pela Vida";, levantando o público nas arquibancadas. “Com certeza o Carnaval de Passo Fundo é exemplo para o Brasil pela inclusão e a forma solidária de ajudar, contribuindo com uma das mais belas instituições do país, que é a APAE”, disse a espectadora Rosale Silva, moradora do Centro.

Posteriormente, passaram pela avenida, encantando o público, as escolas do Grupo de Acesso: Pandeiro de Prata, Acadêmicos do Chalaça e União da Vila; e, do Grupo Especial: Unidos da Operária, Academia do Samba Cohab I, Bambas da Orgia e Bom Sucesso. “A ideia de unir a comunidade e beneficiar entidades é excelente, é o melhor caminho para o Carnaval da cidade” contou o carnavalesco Paulo Almeida.

A apuração dos votos dos jurados acontece neste domingo (01•), a partir das 15h, na Avenida Sete de Setembro, a passarela do Samba.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 1 de março de 2015.