Reunião Setorial da Música mobiliza agentes culturais

Na noite dessa terça-feira (13), a Prefeitura de Passo Fundo reuniu-se com os músicos da cidade para traçar o planejamento setorial da classe artística para os próximos anos. Durante o encontro, realizado na Academia Passo-Fundense de Letras, estiveram presentes integrantes do Conselho Municipal de Cultura, das associações e instituições e músicos.
A mobilização tem o objetivo de diagnosticar o atual cenário acerca do incentivo e acesso da música na comunidade de Passo Fundo. A ação faz parte da política pública adotada pela atual gestão, a fim de fomentar a cultura no município e estruturar o documento que dará subsídio ao Plano Municipal de Cultura.
“Estamos engajados em promover a discussão das ideias com todos os setores que compõe a cultura de Passo Fundo, apurando necessidades e conquistas da movimentação cultural da cidade. A partir de então vamos ampliar o acesso a população as mais variadas manifestações culturais”, relatou o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Edimar Rezende.
Entre os 30 músicos presentes, foi apontado como grande exemplo o trabalho da Associação dos Músicos e Compositores junto a Prefeitura, com o Projeto Música na Praça, que leva apresentações de forma gratuita aos espaços públicos. “Estamos no caminho, em 2015 vamos chegar a 99 apresentações, além de estar mais perto do povo. É preciso cada vez mais a união para formar público e disponibilizar nossa arte”, afirmou o presidente da Associação, José Ricardo Barboza.
Encontros setoriais
A comunidade passo-fundense é convidada pela Prefeitura de Passo Fundo e pelo Conselho Municipal de Cultura a participar das reuniões setoriais, que tem como principal objetivo a coleta de informações para a conclusão do Plano Municipal de Cultura. O plano tem fundamental importância para o fomento ao acesso da cultura da comunidade nos próximos anos.
No dia 28 de janeiro, na Academia Passo-Fundense de Letras (Avenida Brasil Oeste, 792, junto ao Complexo Cultural Roseli Doleski Preto), às 19h, acontecerá o encontro com os agentes culturais para debater o cenário das artes cênicas na cidade.