Seminário apresenta Fundo Municipal e debate diretrizes da cultura no município

O evento apresentou o Fundo Municipal da Cultura (Funcultura) aos participantes e contou com a presença de representantes de entidades ligadas ao meio artístico e cultural

Iniciou na manhã dessa quarta-feira (29), o I Seminário Municipal da Cultura de Passo Fundo. O evento apresentou o Fundo Municipal da Cultura (Funcultura) aos participantes e contou com a presença de representantes de entidades ligadas ao meio artístico e cultural da cidade, além de participantes interessados em desenvolver projetos na área.

O Funcultura é um órgão vinculado a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC), com a finalidade de fomentar e estimular a produção artística e cultural na cidade.

Para o secretário da pasta, Pedro Almeida, “o Funcultura nasceu para fortalecer a vocação artístico-cultural passo-fundense, funcionando como um importante instrumento de apoio para artistas e produtores culturais locais, além de ser uma iniciativa a fim de levar a arte para todos os moradores da cidade”, salientou Pedro.


No primeiro dia de seminário, a chefe da regional sul do Ministério da Cultura, Margarete Costa Moraes, falou acerca das diretrizes no Sistema Nacional da Cultura e de como o Poder Público pode auxiliar os artistas. “Todo encontro em relação à cultura é importante. Nós do Ministério, consideramos a cultura como uma política que deve estar afinada em todas as esferas dos poderes, federal, estadual e municipal”, esclareceu.

Sobre o Funcultura, Margarete entende que é preciso se capacitar para a realização dos projetos. “Em alguns casos, o artista não dispõe de recursos para desenvolver suas ideias e projetos. O Funcultura é muito importante nesse sentido e a capacitação para a apresentação dos projetos também é fundamental”, completou. Os participantes acompanharam ainda a palestra de Eleonora Kehles Spinato, também representante do Ministério.

O evento é aberto a todos os profissionais e interessados na área e acontece na sede da Academia Passo-Fundense de Letras (Avenida Brasil, junto a antiga Prefeitura).

Confira a programação para quinta-feira:

30 de outubro – quinta-feira
Manhã:
8h – Abertura: palestra de Daniel Bender, do Grupo Mecenas Cultural

8h30min – palestra sobre o Fundo Municipal de Cultura e editais

9h45min – Coffee break

10h – palestra sobre formatação de projetos em editais

Tarde:

14h – palestra sobre a Lei Rouanet e LIC-RS

15h45min – Coffee break

16h – palestra sobre criação de projetos

18h – Encerramento

Sobre o Funcultura

A Prefeitura de Passo Fundo, a partir do Prêmio Funcultura 2014, lançou o primeiro edital para o financiamento específico para produções artísticas a serem realizadas na cidade.

Ao todo, oito iniciativas serão selecionadas, desde que voltadas para a área do teatro, música, literatura e eventos culturais para receber o financiamento. Os projetos deverão ter como seu principal local de produção e execução o município de Passo Fundo e, principalmente, ofertar retorno de interesse público.

Os produtores culturais interessados deveram apresentar os projetos junto a Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC), que fará o encaminhamento ao Conselho Municipal de Cultura para a seleção e avaliação em uma comissão especial a partir de formulário de inscrição do projeto disponível na Secretaria.

O formulário de inscrição de projetos e o edital ficam a disposição dos interessados no site da Prefeitura pelo endereço www.pmpf.rs.gov.br.

As inscrições devem ser feitas até dia o 12 de novembro, respeitando as exigências públicas do edital nº 31/2014. Outras informações pelo telefone (54) 3312-1426.




Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de outubro de 2014.