22ª Mostra da Cultura Gaúcha promove encontro da tradição com grande público

A tarde ensolarada desse domingo (14) reuniu mais de 15 mil pessoas em Passo Fundo, para acompanhar o desfile das entidades tradicionalistas

A tarde ensolarada desse domingo (14) reuniu mais de 15 mil pessoas em Passo Fundo, para acompanhar o desfile das entidades tradicionalistas na 22ª Mostra da Cultura Gaúcha.


O desfile desse ano teve como temática central “Eu Sou do Sul”. A coordenadora da 7ª Região Tradicionalista (7ª RT), Gilda Galeazzi, revela a importância da Mostra. “Passo Fundo é a cidade pioneira no Rio Grande do Sul por organizar um desfile temático, graças a família tradicionalista que, de forma voluntária, trabalha desde o início do ano, organiza e ensaia com rigor. A cada ano que passa temos uma enorme gratidão porque a qualidade do desfile é ampliada. Exemplo disso, é o apoio do Poder Público, fundamental para que este encontro da cultura gaúcha com a comunidade aconteça”, declarou a coordenadora.


O prefeito Luciano Azevedo também acompanhou o desfile e destaca o empenho de todos. “A 22ª edição da Mostra chega renovada com grande capacidade de atração, tornando-se um grande encontro de Passo Fundo com o patrimônio cultural da nossa cidade. Para isso, é preciso o trabalho coletivo, principalmente das entidades tradicionalistas. É a forma de manter viva as tradições do Rio Grande do Sul”, observou Luciano. 


O desfile das entidades teve início com o Grupo Cultural Tradicionalista Cavaleiros do Mercosul, que montou seu desfile com o tema “Nossa Gente”, retratando a formação histórica da cidade de Passo Fundo. O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Dom Luiz Felipe de Nadal apresentou o tema “Erva Mate”, que trouxe uma linha do tempo ligando a presença da erva mate como alimento.


A terceira entidade a se apresentar foi o Departamento Tradicionalista do Clube Juvenil, com a temática “Canta e Dança Passo Fundo no Sarandeio da Tradição”, com a abordagem e foco na influência da música e dança para o fortalecimento do tradicionalismo em Passo Fundo.


Na tarde que trouxe para a avenida as famílias de toda a cidade, o CTG Moacyr da Motta Fortes trabalhou o tema “A Indumentária”, desde a origem e importância nos diversos momentos e ocasiões da vida do gaúcho. A partir da pesquisa aprofundada, cada entidade trouxe em carros alegóricos representações diversas, além de cavaleiros e alas que representam a trajetória do Rio Grande do Sul. 


Celebrando o tradicionalismo, o CTG Fagundes dos Reis abordou como tema “A Lida Campeira”, a partir da história da formação do povo gaúcho. As muitas personalidades que constituíram Passo Fundo, levando o nome da cidade da região para o mundo, foi a temática escolhida pelo GTF Guapos da Agronomia. Encerrando o desfile, a Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz adotou como tema “A Poesia e a Trova”, contando a época do trovador e seus principais personagens.


O técnico em enfermagem, Marcelino Alves dos Santos, de 28 anos, aproveitou o dia para usar sua pilcha e prestigiar o movimento tradicionalista. “Manter a tradição, saber nossas origens e a construção do Estado do Rio Grande do Sul é fundamental nos dias de hoje.  Por isso, viemos com muito orgulho prestigiar as entidades”, contou. 


Os Festejos Farroupilha em Passo Fundo seguem até o dia 20 de setembro (sábado) com o tradicional Desfile Farroupilha e Concurso de Cavalarias. O encontro será na Avenida Sete de Setembro, no Parque da Gare, a partir das 9h. 


Confira a programação dos próximos dias dos Festejos, que inclui mateada, Café de Chaleira, entre outras atrações e práticas tradicionalistas: 

15/09: CTG Estância Nova

16/09: Moacyr da Motta Fortes

17/09: Departamento Tradicionalista Industrial

18/09: CTG Fagundes dos Reis

19/09: CTG Dom Luiz Felipe de Nadal

20/09: CTG Osório Porto e divulgação dos vencedores da 22ª Mostra da Cultura Gaúcha e Melhor Cavalaria.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de setembro de 2014.