Autor e leitores conversam sobre o aniversário de Passo Fundo

Autor e leitores conversam sobre o aniversário de Passo Fundo

Celebrando o aniversário de 157 anos da cidade de Passo Fundo, na tarde dessa quinta-feira (07), alunos da rede de ensino municipal conheceram o escritor e jornalista Ivaldino Tasca, na biblioteca Pública Arno Viuniski. A atividade de contação de histórias foi organizada Núcleo do Livro, Leitura e Literatura, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo.

Durante o encontro, os alunos do 4ª ano das escolas Georgina Rosado e Irmã Maria Catarina conheceram Toco e Lala, dois simpáticos dinossauros que tem a missão de contar a história de Passo Fundo.

Posteriormente, aconteceu um bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor. Uma grande oportunidade de diversão e conhecimento para todos que, como diz a dedicatória do livro, adoram dinossauros e adoram mais ainda viver em Passo Fundo.

Toco e Lala, escrito por Ivaldino Tasca, tem base em uma extensa pesquisa no acervo histórico de Passo Fundo. O livro nasceu da simples pergunta: a trajetória de uma cidade pode até parecer complicada para uma criança à primeira vista, mas e se ela for contada por dois dinossauros? O autor não demorou a ter a resposta: assim que viu os desenhos de Irani Albuquerque Ruas, artista autodidata que deu vida a Toco e Lala, soube que a ideia tinha tudo pra dar certo.

";A gente adorou o livro, foi divertido aprender desse jeito, levamos ele pra casa para colorir. O Toco e a Lala são muito engraçados!";, ressaltaram as alunas Maria Eduarda Teles de Souza e Eduarda Natasha Trindade.

Para completar a construção da obra literária da editora Aldeia Sul juntaram-se ao autor, Marina de Campos, responsável pelo design da obra, e Paulo Monteiro, historiador passo-fundense que assina a apresentação, e as belas ilustrações de Irani Albuquerque ruas. “Toco e Lala, os dinossauros sapecas contam a história de Passo Fundo” tornou-se realidade no ano passado.

";Assim como muitos outros, vim para Passo Fundo, me apaixonei pela cidade e nunca mais consegui ir embora. Como jornalista e escritor, sempre tive contato com muita gente, muitos professores que me sugeriam escrever sobre Passo Fundo para crianças. Aos poucos foi surgindo a ideia de criar personagens e contar a trajetória do município de uma maneira divertida e interativa, com um livro de completar e colorir. A ideia deu certo e está tendo uma receptividade excelente, as crianças aprendem brincando, se envolvem com a história"; contou Ivaldino Tasca

Para a professora Adriana Rosso, o livro tem sido uma ótima ferramenta para estudar a história de Passo Fundo, que faz parte do currículo dos alunos do 4º ano.



Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 7 de agosto de 2014.