As obras de restauração do Teatro continuam em ritmo acelerado e, aos poucos, as mudanças dão novas formas ao espaço tombado como patrimônio histórico do município
As obras de restauração do Teatro Múcio de Castro continuam em ritmo acelerado e, aos poucos, as mudanças dão novas formas ao espaço tombado como patrimônio histórico do município. O prefeito Luciano Azevedo, acompanhado da secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, e do secretário de Desporto e Cultura, Pedro Almeida, visitou o Teatro ao final da manhã dessa terça-feira (22), e ficou satisfeito com o andamento da restauração.
“Em breve, colocaremos à disposição da comunidade o Teatro Múcio de Castro. Não é só um investimento em cultura, é o resgate da história de Passo Fundo, uma obra para o futuro das próximas gerações”, disse Luciano.
Entre os serviços da equipe de trabalho, estão ações como a remoção dos carpetes, cortinas e poltronas, a retirada do sistema de ventilação para colocação de novos ar condicionados e remoção da pintura da argamassa comprometida, que foi substituída por argamassa especial de restauro. As características originais do Teatro estão sendo preservadas.
A secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, destaca a importância da obra. “A restauração do atual Teatro Múcio de Castro recupera o valor histórico e cultural do edifício que é uma referência da cidade”.
A Prefeitura de Passo Fundo investe um valor superior a R$ 920 mil, com recursos próprios do município, para a restauração do Teatro, que também será adequado conforme as exigências de segurança e de acessibilidade. A obra ainda prevê a restauração das alvenarias históricas, recuperação do telhado e esquadrias, criação de antecâmaras, e ampliação da parte posterior para melhorar o acesso dos camarins ao palco e novos banheiros.