Prefeitura cria o Fundo Municipal de Cultura para incentivar artistas locais

Com o objetivo de criar uma nova forma de gerenciamento que ampliará o apoio às atividades culturais desenvolvidas na cidade, a administração municipal lançou o Funcultura

O compromisso com as diversas expressões artísticas e o desenvolvimento da cena cultural do município resultou em um importante esforço da Prefeitura de Passo Fundo. Com o objetivo de criar uma nova forma de gerenciamento que ampliará o apoio e o incentivo às atividades culturais desenvolvidas na cidade, a administração municipal lançou na noite dessa quinta-feira (19), na sede da Academia Passo-Fundense de Letras, o Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo (Funcultura).

 

O valor inicial repassado para o Fundo foi de R$ 80 mil, montante que deverá ser agregado com a busca de novos recursos junto ao Governo Estadual e Federal, além de parcerias com empresas. A iniciativa para a criação surgiu ainda quando o vice-prefeito Juliano Roso atuava como vereador e articulou o projeto de lei, sancionado no primeiro ano de gestão do Governo Luciano/Juliano.

 

“A cultura é importante para Passo Fundo e era um compromisso assumido e que agora começa a ser cumprido”, destacou o prefeito Luciano Azevedo. A criação do Fundo também foi comemorada pelo vice-prefeito Juliano Roso. “Nós oficializamos um passo importante para apoiar a cultura local, uma marca do nosso governo. Gostaríamos de ter dado sequência ainda no início do ano, mas devido às dificuldades financeiras tivemos algumas medidas de contenção e conseguimos colocar isso em prática apenas agora”, disse.

 

O incentivo financeiro será destinado aos artistas de todas as áreas: literatura, música, cinema, artes cênicas, artes plásticas e todas as demais manifestações culturais. A presidente do Conselho de Cultura, Helen Job, agradeceu a atual administração e explicou o funcionamento do Fundo, além de lembrar que esse era um anseio dos artistas de Passo Fundo e da comunidade em geral. “A cultura é transversal, democrática e um direito de todo cidadão”, afirmou Helen.

 

O secretário de Desporto e Cultura e presidente da Comissão Administrativa do Fundo, José Ernani de Almeida, fez um resgate histórico para mostrar a evolução e o empenho em garantir o livre acesso e a produção de cultura para todos. “Este é um acontecimento marcante e histórico para Passo Fundo. Nós estamos avançando muito”, ressaltou.

 

Três pilares constituem o Funcultura: Conselho Administrativo, Conselho Municipal de Cultura e Comissão Especial de Avaliação e Seleção. O Conselho Administrativo elabora os editais, fiscalizar a execução dos projetos e realizar a prestação de contas dos projetos aprovados; enquanto o Conselho Municipal de Cultura é a instância responsável por realizar a gestão do Funcultura, estabelecendo normas e os planos de aplicação de recursos; por fim, a Comissão Especial de Avaliação e Seleção seleciona e aprova os projetos que serão financiados pelo Fundo.

 

Ações no cenário cultural

Neste ano de 2013, a Prefeitura de Passo Fundo atuou na área cultural com a Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC) em diversas frentes, como a abertura da licitação do Teatro Municipal Múcio de Castro e a realização do 1º Passo Fundo em Cena.

 

 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 19 de dezembro de 2013.