Centro deverá ser instalado na Vila Donária

Passo Fundo foi uma das 260 cidades contempladas para receber do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Na tarde desta terça-feira (10), o prefeito Luciano Azevedo, ao lado do deputado federal Beto Albuquerque, recebeu em Brasília a confirmação do investimento.
O objetivo do Centro é ampliar a oferta de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social. O projeto integra, em um só espaço físico, a prática de atividades voltada ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas.
“Teremos um centro esportivo e de integração das pessoas, que permitirá a prática de várias modalidades olímpicas. Ele será equipado para atender muitas crianças e jovens do nosso município”, afirmou o prefeito Luciano, lembrando que o centro deverá ser instalado em área localizada na Vila Donária.
O valor repassado ao município de Passo Fundo será de R$ 3,6 milhões e deverá ser utilizado para construção do CIE modelo III, que tem 3.750 metros quadrados. Os projetos de arquitetura e engenharia são fornecidos pelo Ministério do Esporte, com participação das Secretarias Municipais de Educação e de Desporto e Cultura.
O deputado Beto Albuquerque também ressaltou a importância do investimento. “São mais de R$ 3 milhões para gerar oportunidades à nossa juventude. Ao lado do prefeito Luciano Azevedo, fico feliz em receber essa confirmação”, afirmou.
A articulação de Passo Fundo para receber o CIE começou ainda no início do governo. O vice-prefeito Juliano Roso, ao lado do coordenador de Projetos Especiais, Edison Nunes, encaminhou o projeto ao governo federal no início do ano e, desde então, tem trabalhado para que essa conquista se tornasse realidade. No mês de maio, durante visita a Passo Fundo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, havia se comprometido a atender o pedido do município.
O ginásio poliesportivo deverá ter arquibancadas para 195 lugares com área de apoio, administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público. A pista de atletismo deverá ter os parâmetros geométricos de acordo com o padrão oficial estabelecido pela CBAT – Confederação Brasileira de Atletismo.