Passo-fundenses poderão acompanhar a 21ª Mostra da Cultura Gaúcha no domingo

O desfile, que acontece na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Parque da Gare, será feito por oito entidades tradicionalistas da cidade

“O Rio Grande do Sul no Imaginário Social” é o tema da 21a Mostra da Cultura Gaúcha, que acontece no próximo domingo, 15 de setembro, a partir das 14h, em Passo Fundo. O desfile, que acontece na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Parque da Gare, será feito por oito entidades tradicionalistas da cidade. “Neste ano, em virtude do tema que será apresentado, será exigido bastante criatividade das entidades. Chamamos toda a comunidade para prestigiar o desfile, pois vamos presenciar parte do que foi construído através do imaginário de nossos antepassados, embasado na vida e obra de João Simões Lopes Neto”, disse a coordenadora da 7a Região Tradicionalista do MTG, Gilda Galeazzi.

O primeiro CTG a desfilar será o Estância Nova, com o tema “O imaginário – João Simões Lopes Neto”. Escritor e empresário brasileiro, Lopes Neto é considerado o maior regionalista do Rio Grande do Sul, valorizando a história do gaúcho e suas tradições em sua produção literária. A segunda entidade será o CTG Dom Luiz Felipe de Nadal, com o tema “A Lenda do M'Boitatá – A Cobra de Fogo”. A lenda, preservada pelo povo até os dias de hoje, fala sobre um monstro, a cobra grande, que teria mais de 80 metros de comprimento, amedrontando cavaleiros e carreteiros.

A terceira entidade a desfilar será o CTG Cavaleiros do Mercosul, com o tema “A Lenda do Negrinho do Pastoreio”. Genuinamente rio-grandense, a lenda é nascida da escravidão e reflete o meio pastoril, o poder e a religiosidade associados aos escravos considerados mártires.

Em seguida, passará pela Avenida o CTG Fagundes dos Reis, com o tema “A Salamanca do Jarau”. A lenda é extraída do livro “Lendas do Sul”, de Simões Lopes Neto, muito usado em provas e concursos de prendas e peões. Em quinto, desfila o CTG Moacyr da Motta Fortes, com o tema “O Mate de João Cardoso”, mostrando a vida do gaúcho propriamente dito, com suas lidas no campo, tropeadas e amores, regados a um chimarrão. Em sexto, desfila o CTG Eduardo Muller, com o tema “Trezentas Onças”, revivendo o personagem Blau Nunes e passando a mensagem que o gaúcho é um amante da natureza. Logo após, o desfile contará com o GTF Guapos da Agronomia, com o tema “Bruxa”. Conforme o grupo, no folclore gaúcho, as bruxas saem à noite para os campos, montam nas cruzes dos cavalos e cavalgam a noite toda, fazendo animais correrem até o clarear do dia. Por fim, desfilará a Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz, com o tema “Chasque do Imperador”, que é uma narrativa de Blau Nunes, próximo ao imperador Dom Pedro II, abordando aspectos referentes às questões do dia a dia dos gaúchos.

“Todos trabalharam com empenho em seus temas e, certamente, buscarão apresentar inovações a quem assistir à Mostra”, afirmou o coordenador municipal de Cultura e dos Festejos Farroupilhas na cidade, Pedro Almeida.

Será ganhadora do troféu Paixão Cortes a entidade apresentar o melhor desfile da Mostra. Os jurados irão avaliar os quesitos como indumentária, carros alegóricos, autenticidade, fidelidade, cronologia no desfile, perfeição nos detalhes, interpretação, criatividade, conjunto e desenvolvimento do tema. Ainda conforme o regulamento, o desfile acontece com qualquer tempo.

O evento é uma promoção da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Desporto e Cultura, com apoio da 7a Região Tradicionalista do MTG.

Ainda durante os Festejos, no dia 20, às 9h, acontece o Desfile Farroupilha, iniciando com o desfile militar e, após, o tradicional passagem das cavalarias das entidades tradicionalistas da cidade.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 13 de setembro de 2013.