Embora não seja mais feito o repasse direto de recursos, a Prefeitura Municipal se comprometeu em estar junto às escolas de samba na busca dos valores necessários

A organização do carnaval de rua de Passo Fundo passará por mudanças que iniciarão já nas próximas semanas. O anúncio da remodelação do evento foi feito na manhã desta quarta-feira, 13, pelo prefeito Luciano Azevedo, em uma reunião com presidentes das escolas de samba da cidade.
A grande novidade é o fim do repasse de recursos públicos para as escolas de samba realizarem os desfiles, o que acontece há, ao menos, 20 anos. “Vamos fazer um carnaval mais organizado, mais profissional e com mais recursos financeiros. As escolas e o público serão os maiores beneficiados com estas mudanças. A grande diferença é que ajudaremos as escolas a captarem recursos junto à iniciativa privada”, afirmou Luciano.
Para que isso aconteça, o prefeito determinou ao secretário de Desporto e Cultura, José Ernani de Almeida, que os trabalhos para o carnaval de 2014 iniciem imediatamente, através de uma comissão especializada para este fim. A iluminação da Avenida Sete de Setembro, sonorização, diminuição de tempo entre a entrada de uma escola e outra são alguns itens que serão melhorados. A Secretaria também estará agindo para que um número maior de pessoas possam acompanhar o carnaval, e para que o desfile aconteça em horários que permitam o acompanhamento de todas as escolas, até sua finalização. “Ainda faremos a venda de camarotes ou espaços diferenciados para as empresas interessadas receberem seus convidados. Esta será mais uma forma de conquistar recursos. Também estaremos incentivando as escolas a se prepararem lentamente, com mais tempo”, disse José Ernani.
Desde os anos 90 que o governo financia o carnaval da cidade. Somente no desfile realizado no último sábado, 09, o montante total destinado foi de R$ 235 mil, valor que, com esta nova metodologia, poderá ser aplicado em outras áreas de interesse público. Embora não seja mais feito o repasse direto de recursos, a Prefeitura Municipal se comprometeu em estar junto às escolas de samba na busca dos valores necessários. O compromisso é de que nenhuma agremiação receberá recursos menores do que aqueles repassados para o carnaval deste ano. A única diferença, ressalta o prefeito, é de que os valores serão privados e não públicos. Também participou do encontro o presidente da Funzoctur, Daniel Lé.