.
Exposição “Detalhes” homenageia Passo Fundo
Como parte da comemoração dos 155 anos do município, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC), em parceria com a Universidade de Passo Fundo, realiza a exposição “Detalhes: Passo Fundo e seus 155 anos.” Fazem parte da exposição pinturas e gravuras que trazem em seus detalhes pontos históricos e turísticos da cidade de Passo Fundo.
Segundo a Coordenadora do curso de Artes Visuais da UPF, Mariane Loch Sbeghen, as obras foram todas desenvolvidas em sala de aula pelos alunos do curso de Artes Visuais. “Este trabalho tem o objetivo de homenagear Passo Fundo, para isso a proposta era infiltrar nos quadros detalhes da cidade”, explica. Para a coordenadora, umas das características da arte é possibilitar a interdisciplinariedade: “Podemos fazer a arte resgatando a história da cidade e tendo esse olhar interdisciplinar. O aluno não pode mais pensar apenas em matemática, é preciso manter dinâmicas diferentes e neste aspecto a proposta da arte é muito importante”, ressalta.
As pinturas seguiram a técnica do pintor Piet Mondrian, e as gravuras tiveram a proposta da xilogravura, onde se utiliza uma chapa de metal. Os prédios retratados em cada quadro foram oriundos de algumas fotos antigas da cidade e de outras tiradas pelos próprios alunos.
Para o Secretário de Desporto e Cultura, Flávio Algarve, esta exposição é um incentivo aos artistas em formação no município, além de proporcionar à comunidade um acesso gratuito à cultura.
A exposição “Detalhes” segue até o final de agosto no Teatro Múcio de Castro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira das 12h30 às 18h30.
Assessoria de Imprensa PMPF