Mais de 20 mil títulos esperam pelos leitores na 25ª Feira do Livro de Passo Fundo
Na abertura oficial da 25ª Feira do Livro de Passo Fundo, que tem como tema Tecnologia e Espiritualidade, o presidente do evento, Paulo Alonso Eberhardt já comemorava o movimento de público no primeiro dia. Neste ano, 35 escritores locais farão lançamento de obras, no espaço que está mais amplo e moderno. Para o prefeito Airton Dipp, esta edição será ainda mais grandiosa que as anteriores. “Nosso evento demonstra a força que a literatura e a cultura têm na comunidade de Passo Fundo”, concluiu.
Os descontos nos livros são de, no mínimo 15%, podendo chegar a 70%. Conforme dados da Câmara Brasileira do Livro, os preços dos livros tiveram queda de 4% este ano em todo o país. Entre os mais procurados, em primeiro lugar aparecem os livros didáticos, depois os de literatura e em terceiro lugar os religiosos. Em 2010, 64 mil novos títulos foram lançados no país, o que conforme Eberhardt, demonstra a variedade de opções oferecidas aos leitores. Na 25ª Feira do livro, estão a disposição dos visitantes 20 mil títulos. “A pessoa que lê tem mais cultura e trabalha melhor suas emoções”, disse ele, fazendo ainda um apelo aos pais para que incentivem a leitura em seus filhos.
O patrono da feira neste ano é Luiz Carlos Taul Golin, e o evento homenageia ainda a educadora emérita, Irmã Maria Amábile Zambenedeti, Irmã Guiomar, como é conhecida, professora da Socrebe. Também foi destacada na abertura a entidade amiga do Livro, que neste ano é a Biblioteca do Case. Quem tiver interesse poderá doar títulos, que serão utilizados para atualizar o acervo da biblioteca e ajudar a transformar a realidade dos jovens que freqüentam a instituição.
As atividades começam sempre as 9h da manhã, até as 21h30. As sessões de autógrafos de autores locais são sempre a partir das 16h. Entre as atividades paralelas estão peças de teatro, apresentações musicais, espaço para que as crianças possam desenhar e pintar no stand da Secretaria Municipal de Educação e no espaço do SESI, oficinas de artes, entre outros. A programação do evento está à disposição da comunidade nos stands da feira.
Estiveram presentes na abertura oficial, além do Prefeito Airton Dipp, o vereador Juliano Roso, o Deputado Estadual Diógenes Basegio, os secretários municipais de Educação, Vera Vieira e de Cultura, Alex Necker, o vice-prefeito e secretário de Planejamento Rene Cecconello e o secretário do Interior, Gilberto Simor, além do Presidente da Funzoctur, Antônio Augusto Reveilleau.
Nesta segunda-feira haverá o lançamento do Caderno de atividades Gcompris: mais que um conjunto de atividades, um recurso estratégico para novas idéias, organizado pela professora municipal Marinez Siveris, do núcleo de tecnologia municipal da SME. O lançamento será no stand da secretaria, as 18h00