Idéia da marca gastronômica foi lançada em Passo Fundo

Idéia da marca gastronômica foi lançada em Passo Fundo

Nesta quinta-feira (4), no CTG Tropel de Caudilhos, foi realizado o lançamento da idéia Marca Gastronômica de Passo Fundo. O primeiro prato apresentado foi o Cordeiro Mamão. O evento promovido pela SETUR contou com o apoio da 7ª Região Tradicionalista e do Tropel de Caudilhos.
O representante do CTG, Paulo Rigon, falou que os centros de tradições gaúchas possuem um grande potencial turístico que precisa ser melhor explorado, por isso, o Tropel de Caudilhos tem interesse neste desenvolvimento. O patrão do CTG, Alexandre Nascimento, destacou que há dois anos é realizado o Festival do Cordeiro Mamão, mas para que o evento gastronômico ganhe projeção e traga visitantes da região, precisa constar no calendário de eventos do município. “Se for escolhido como a marca gastronômica, será melhor”, diz Nascimento.
A secretária da SETUR, Tânia Cogo, comentou que a marca gastronômica é muito importante para colaborar com o desenvolvimento turístico. “Essa é a primeira experiência, depois apresentaremos outros pratos, precisamos analisar bem para escolher o melhor e a comunidade vai nos ajudar”. Tânia também lembra que o projeto não é destinado apenas à CTGs, mas à todos que façam pratos típicos. O secretário de Agricultura, Marcos Susin, salientou que a produção rural de Passo Fundo oferece as condições necessárias para dar suporte a qualquer prato que seja escolhido, independente de ser composto por carne ovina, suína, bovina ou de peixe. “Nós temos que oferecer a nossos visitantes, nem que seja apenas num sábado ao meio-dia ou à noite, uma opção gastronômica que seja marca da cidade. Para que essa idéia vá adiante precisamos da colaboração e união de todos, pois isso será bom para Passo Fundo”.
O assistente técnico da Secretaria de Desenvolvimento, Ginez Leopoldo de Campos, afirmou que a idéia de criar uma marca gastronômica para a cidade é baseada em pesquisas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina que comprovam sua efetividade na projeção da imagem de um município.
Os pronunciamentos foram encerrados pelo prefeito Airton Dipp que também frisou a importância de uma marca gastronômica e lembrou que a administração municipal está trabalhando seriamente para promover o desenvolvimento turístico.
O lançamento também contou com a presença do vice-prefeito, Adirbal Corralo; diversos secretários municipais; outras autoridades locais, comunidade em geral e imprensa passo-fundense. A próxima experiência para a definição do prato típico de Passo Fundo será anunciada pela SETUR nas próximas semanas.


Ginez, Tânia e Susin durante o lançamento da idéia da marca gastronômica.



Prefeito Dipp com outras autoridades no lançamento.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 4 de agosto de 2005.