“No trânsito educação é sempre o melhor caminho”, com este lema a Guarda Municipal de Trânsito, através do projeto Educação no Trânsito, apresentou à comunidade na noite desta quinta-feira, no plenarinho da Câmara de Vereadores, os novos equipamentos que serão utilizados nas orientações.

“No trânsito educação é sempre o melhor caminho”, com este lema a Guarda Municipal de Trânsito, através do projeto Educação no Trânsito, apresentou à comunidade na noite desta quinta-feira, no plenarinho da Câmara de Vereadores, os novos equipamentos que serão utilizados nas orientações. O grupo recebeu doações graças a uma parceria entre Lions, Rotarys e diversas empresas da iniciativa privada, lideradas pela empresa Kopp, que venceu a licitação para instalação das lombadas eletrônicas em Passo Fundo.
O projeto Educação no Trânsito existe há cerca de 10 anos. É coordenado pela agente Raquel Rubio e integrado pelos colegas Jussara Sbalchiero e Emerson Drebes. Eles agora contarão com o apoio de lombadas eletrônicas, semáforos e placas de sinalização, iguais as existentes no município, só que em tamanho pequeno, apropriados à didática infantil. O grupo atende a convite de escolas, empresas, e eventos. Rachel diz que já passaram longe a marca das cem mil pessoas beneficiadas pelo projeto, sendo que 18 mil só no ano passado.
Consta do projeto para este ano a Escolinha Móvel, que deve atingir crianças de 4 a 11 anos, que será levada aos bairros, eventos e associações de moradores. Dar continuidade às palestras em escolas e empresas, criação de um concurso de frases, que envolverá estudantes, pais e professores também estão previstos. Uma das propostas é que a frase vencedora seja na verdade um conselho no sentido de respeito ao trânsito. Também está programada uma campanha publicitária, com ênfase no respeito a faixa de pedestre, respeito este que deve ter tanto o pedestre como o condutor, revela Rachel.
O secretário municipal de Segurança Pública, Márcio Patussi elogiou o trabalho desenvolvido pelo grupo afirmando que eles não apenas fiscalizam, na prática promovem a educação no trânsito.
Evandro Sehn, especialista em trânsito e representante da empresa Kopp, disse estar satisfeito com a parceria com a prefeitura, pela oportunidade de desenvolver atividades de educação no trânsito. Passo Fundo está recebendo o projeto piloto da empresa, uma vez que é a primeira a receber a mini cidade. “Queremos dar às crianças a oportunidade de terem um trânsito mais seguro,” projetou.