Segurança: Prefeitura e Estado ampliam ações para proteger moradores

Bairros São Luiz Gonzaga e São José passaram a contar com dois novos Núcleos de Policiamento Comunitário

Nesta sexta-feira, 14, os moradores dos bairros São Luiz Gonzaga e São José passaram a contar com dois novos Núcleos de Policiamento Comunitário. Para isso, o programa, que já existe nos bairros Integração e Záchia, foi ampliado. As atividades consistem na interação da polícia com a comunidade, potencializada pela participação dos policiais que residem na mesma região de atuação do projeto.

A cerimônia de implantação, realizada no bairro São José, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 14, com a presença do prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Airton Michels, secretário municipal de Segurança Pública, Gilmar Teixeira Lopes e outras autoridades ligadas à área. Na ocasião, duas viaturas para uso dos Núcleos foram entregues, oficialmente, aos policiais.

Os Núcleos de Policiamento Comunitários são constituído por soldados, que participaram de curso de qualificação especifica para esta ação. Cada bairro recebe uma viatura, e cada policial militar inserido no programa tem direito a um auxílio financeiro mensal, destinado pela Prefeitura de Passo Fundo, no valor de R$ 600,00


“O governo municipal é parceiro nas questões que envolvem segurança e beneficiam a comunidade. O estado é responsável pela segurança pública, mas de nenhuma maneira os municípios podem se omitir nestas questões. Com certeza, esta é uma ação que reduzirá a criminalidade nestas áreas, proporcionando maior tranquilidade para os moradores, que contarão com um policiamento mais próximo”, enfatizou o prefeito Luciano Azevedo.


Na ocasião, o coordenador estadual de Polícia Comunitária do RS, coronel Júlio César Marobin, frisou a importância do trabalho realizado pelo policiamento comunitário e os bons resultados já alcançados em diversas cidades. ";É uma política que o Estado passou a desenvolver e que estamos avançando em vários municípios. As ações têm sido muito positivas e temos certeza de que Passo Fundo ganha muito com o projeto";, ressaltou.

“Cumprimento o governo de Passo Fundo pelo interesse na ampliação e continuidade do Policiamento Comunitário na cidade. Este projeto é uma forma de enfrentamento à criminalidade que contribui imensamente para a redução dos crimes nas comunidades. Desta maneira, os moradores materializam a lei e sentem-se mais seguros, sabendo que podem contar com alguém em momentos de necessidade”, disse o secretário de Segurança do Rio Grande do Sul.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de junho de 2013.