RS na Paz Comunidade será implantado no mês de setembro em Passo Fundo

RS na Paz Comunidade será implantado no mês de setembro em Passo Fundo

A primeira reunião de uma equipe multidisciplinar de secretarias estaduais e municipais, bem como outras entidades, foi realizada nesta quinta-feira para organizar o Programa de Segurança Pública com Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul, RS na Paz. A intenção de relatar experiências e avaliar o que cada área pode contribuir para a construção funcional da ação foi a pauta do encontro.

O RS na Paz será instalado no bairro Záchia, com sede na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho. O início dos trabalhos de instalação estão marcados para o dia 5 de setembro. Na avaliação da equipe, os moradores do bairro Integração também serão beneficiados.

Dentro dos projetos do RS na Paz, a modalidade de Território de Paz foi a escolhida para o município. Estes territórios de paz, com bases comunitárias, tem o objetivo de oferecer serviços diferenciados à população, sem a característica de um posto policial, embora a Brigada Militar esteja envolvida na ação. Cada uma das secretarias governamentais envolvidas contribuem para que haja ações de conhecimento e aprendizagem, a fim de pacificar e retomar a integração comunitária. Ao todo, o RS na Paz possui 17 projetos, sendo o carro-chefe os Territórios de Paz.

“O RS na Paz tem a intenção de reduzir a violência e a criminalidade. Mesmo sendo uma ação da Secretaria de Segurança Pública, ele extrapola a área com o apoio de outras Secretarias. Não damos conta apenas com o aporte da segurança, precisamos da saúde, do esporte, da educação, entre outras áreas. Temos 10 Territórios de Paz no Estado, contando Passo Fundo, é uma ação conjunta de serviços prestados para a comunidade”, destacou o coordenador estadual do RS na Paz, o delegado Carlos Santana.

Melhorar a qualidade de vida da população das áreas atendidas resume a articulação de esforços entre todos envolvidos. Assim, busca-se um novo conceito para o princípio da segurança pública, a ideia de que o termo não seja apenas sinônimo de polícia, mas sim um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais.

Participaram do encontro representantes da Coordenadoria Estadual do RS na Paz; Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE); Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social; Secretaria Estadual do Esporte e Lazer; 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE); Polícia Rodoviária; 3ª Batalhão Ambiental; Bombeiros; Banrisul; Secretarias Municipais de Desporto e Cultura, Planejamento, Assistência Social, Saúde, Habitação, Segurança e Educação; e Coordenadorias Municipais da Mulher e Igualdade Racial.

A próxima reunião está marcada para o dia 16 de julho, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Questões acerca do acolhimento e temáticas a serem abordadas devem guiar o encontro para formalizar as atividades levadas à comunidade.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 20 de junho de 2013.