Foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo município que convergem para a segurança da comunidade
A Prefeitura de Passo Fundo promoveu nesta sexta-feira (5), o Fórum de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, reunindo órgãos e autoridades municipais para um amplo debate sobre o cenário local, com foco na construção de políticas públicas que visam fortalecer os temas.
O principal questionamento do evento foi: Qual é a responsabilidade do município na segurança pública? Durante o fórum, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo município que convergem para a segurança da comunidade, proporcionando melhor qualidade de vida e melhorando a segurança de todos.
O prefeito Pedro Almeida reforçou o compromisso da administração municipal com a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos de Passo Fundo. "A segurança pública é um dever de todos e um compromisso que assumimos com a nossa comunidade. Através de políticas integradas e ações coordenadas, estamos trabalhando para que Passo Fundo seja uma cidade cada vez mais segura e acolhedora. Investir em segurança é investir na qualidade de vida de cada cidadão," afirmou o prefeito.
O município tem a responsabilidade de executar políticas públicas de segurança urbana, coordenando e gerenciando a integração com políticas sociais municipais que interfiram nos assuntos de segurança urbana. Além disso, é essencial estabelecer relações com órgãos de segurança estaduais e federais, visando ações integradas e propondo prioridades nas ações preventivas. A política de desenvolvimento urbano também é uma responsabilidade municipal, devendo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e o bem-estar dos seus habitantes, planejando e controlando o uso, o parcelamento e a ocupação do solo urbano.
O secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, destacou o objetivo do fórum: "Evidenciamos o que o município vem fazendo com relação a iluminação pública, monitoramento, programas que têm beneficiado a população, ações que vão ao encontro da qualidade de vida e da segurança da população. Exemplos são os monitoramento nas escolas, nas praças, nas avenidas, melhorias nos parques, tudo isso contribui para a segurança da população”, declarou Gonçalves.
O evento contou com a participação de órgãos de segurança representados em níveis estadual e federal, além de instituições, órgãos e entidades.