O ato foi realizado na manhã dessa terça-feira (1º), no Altar da Pátria, na Avenida Sete de Setembro

Em busca de estimular o patriotismo, o respeito e o culto aos símbolos nacionais, bem como resgatar o civismo e os valores em sociedade, foram abertas as atividades oficiais da Semana da Pátria em Passo Fundo. O ato foi realizado na manhã dessa terça-feira (1º), no Altar da Pátria, na Avenida Sete de Setembro (Gare).
Durante a cerimônia, foi feito o deslocamento do Fogo Simbólico do 3º RPMon até o Altar da Pátria para o acendimento da Pira da Pátria e o hasteamento das bandeiras. De acordo com o presidente da Liga de Defesa Nacional de Passo Fundo, Gilmar Teixeira Lopes, o momento é de reflexão e exercício da cidadania. “Precisamos nos voltar para nossa verdadeira mãe, a mãe-pátria, que nos acolhe sempre. Pelo amor à pátria resgatamos os valores que norteiam nossa existência”, disse. Para o comandante do CRPO Planalto, Tenente Coronel Fernando Carlos Bicca, “o Brasil já passou por diversas crises, mas nada que impeça de manter a chama da Pátria acessa em nossos corações”, frisou.
Os alunos do Colégio Tiradentes acompanharam a cerimônia, um incentivo para que o civismo e a consciência de pertencimento sejam pensadas de forma coletiva pelos jovens. Segundo o secretário de Cultura, Pedro Almeida, que representou o prefeito Luciano Azevedo, “é um momento importante para Passo Fundo e cheio de significado. Estamos com um novo Altar da Pátria e com atos diários voltados ao patriotismo”, ressaltou.
Os temas municipais prestam homenagem aos 50 anos do Instituto Estadual Cecy Leite Costa e à Escola Municipal de Educação Infantil Menino Deus/Professor Bandana. Em âmbito estadual, o tema é dedicado aos 150 anos da retomada de Uruguaiana (Guerra do Paraguai), enquanto o tema nacional lembra os 150 anos do nascimento do poeta Olavo Bilac.
A primeira guarda da pira está sendo feita pela Secretaria de Segurança Pública. Nos próximos dias seguem na guarda o Instituto Estadual Cecy Leite Costa (quarta-feira, 2); os projetos da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) e SENAI (quinta-feira, 2); a Escola Estadual Protásio Alves (sexta-feira, 3); grupos de escoteiros (sábado, 5); e o Colégio Tiradentes e o Exército (domingo, 6).
No encerramento das atividades, na próxima na segunda-feira (7), Dia da Independência do Brasil, haverá o Desfile da Pátria, a partir das 08h30min, no Altar da Pátria, na Avenida Sete de Setembro (Gare). Logo mais, às 17h, será feita a extinção do Fogo Simbólico.
A ação é promovida pela Prefeitura e Liga da Defesa Nacional.
Foto – Fabíola Hauch