Escola municipal recebe visita dos Educadores do Trânsito
Com a ajuda do Genaro e dos outros “Amiguinhos do Trânsito”, as crianças da escola municipal Cel. Sebastião Rocha aprenderam na manhã de sexta-feira, 27, regrinhas de trânsito que são essenciais. Os fantoches explicaram que é preciso usar o cinto de segurança, olhar para os dois lados ao atravessar a rua, ficar atentos ao sinal verde para pedestres, utilizar a faixa de segurança e diversas outras ações importantes para que não haja acidentes no trânsito.
Este projeto da Prefeitura Municipal de Passo Fundo é uma ação da Secretaria de Segurança, através do Núcleo de Educação no Trânsito e já atua há muitos anos no município com o objetivo de promover uma cultura de segurança no trânsito, buscando educar para salvar vidas.
Segundo a agente de trânsito, Raquel Rubio, que realiza esta atividade diariamente nas escolas, existem diferentes projetos de conscientização para cada faixa etária. Nas séries iniciais a educação acontece através de teatros de fantoches e de vídeos de animação. Conforme as séries vão aumentando, as palestras vão adquirindo graus diferentes de comunicação. O agente de trânsito, Emerson Drebes, explicou que o trânsito funciona da mesma maneira que os assuntos voltados para o meio-ambiente, “tem que educar desde o início.” Neste sentido, os agentes ressaltaram que há um projeto previsto para o mês de outubro deste ano que terá o objetivo de educar os professores. A Formação de multiplicadores para a educação no trânsito, será uma ação que visará conscientizar os professores a cerca da educação no trânsito para que eles possam, todos os dias, dar continuidade ao trabalho em sala de aula. Segundo Raquel, “com estes projetos estamos conseguindo atingir todos os públicos.”
Depois de assistir ao vídeo “O Pateta no Trânsito”, que conta a historinha de um pedestre muito educado e honesto, mas que se transforma em um monstro quando entra em seu carro e percebe o poder que tem, as crianças da escola Cel. Sebastião Rocha puderam fazer perguntas e dialogar com os agentes de trânsito. A aluna Emanuelly de Andrade gostou muito do teatro e do filme e aprendeu que “a gente tem que andar em cima da calçada, atravessar na faixa e olhar para os dois lados.” A aluna Dienefer Câmara também gostou muito das apresentações e ressaltou: “aprendi que temos que atravessar na faixa e cuidar o sinal verde.”
Os agentes de trânsito explicaram para os alunos que a Prefeitura Municipal também possui o projeto da Escolinha de Trânsito Móvel, onde as crianças aprendem regrinhas básicas para poderem andar de bicicleta e motoca elétrica com segurança.
Segundo a agente Raquel, neste ano também haverá o 1º Prêmio de Educação no Trânsito, previsto para o mês de setembro, com premiações para os melhores desenhos artísticos, as melhores frases e os melhores projetos de trânsito. “Queremos premiar as pessoas que já estão fazendo esse trabalho e incentivar os outros para que também façam.”, salientou. Sobre o projeto Educação para o Trânsito completou: “Quando você pára para pensar que morrem milhões de pessoas por ano em acidentes de trânsito no mundo todo, você começa a ver que precisa fazer alguma coisa. Por isso nós queremos promover uma cultura de segurança no trânsito e educar para salvar vidas.”