Passo Fundo já tem 200 Mulheres da Paz

Promover uma cultura de paz nos bairros do município é o principal objetivo do Projeto Mulheres da Paz, que foi lançado nesta quarta-feira na Escola Municipal Daniel Dipp


    

Promover uma cultura de paz nos bairros do município de Passo Fundo é o principal objetivo do Projeto Mulheres da Paz, que foi lançado no final desta quarta-feira na Escola Municipal Daniel Dipp, no bairro Vera Cruz, momento em que a Secretaria de Segurança pública apresentou 200 Mulheres da Paz. De acordo com o prefeito Airton Dipp, elas foram selecionadas rigorosamente durante os últimos meses pela Comissão de Direitos Humanos, e serão responsáveis por difundirem uma cultura de paz nas regiões mais carentes da cidade.
    Dipp explicou que o projeto está sendo implantado de forma gradativa, num processo social que está interagindo com inúmeras instituições sociais do município, e sendo integrado através da Secretaria de Segurança Pública para alcançar os resultados previstos.
    Coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada de Passo Fundo (GGIM), esse projeto faz parte das ações do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), do Governo Federal, através do Ministério da Justiça, em parceria com o município.Com duração de 15 meses, o projeto é destinado à prevenção e controle da criminalidade.
    “Com a vivência de vocês poderemos reverter  essa situação encontrada aqui em nosso município. Estamos otimistas e vamos conseguir os resultados em um médio e longo prazo”, disse o prefeito Dipp às integrantes do projeto.
Através de um processo licitatório foi habilitada a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo para selecionar, capacitar e acompanhar as mulheres do projeto, que irão atuar em quatro regiões diferentes da cidade.
    O secretário de Segurança Pública, Márcio Patussi, destacou que as Mulheres da Paz receberão, a partir de agora, uma capacitação de no mínimo 150 horas envolvendo assuntos como Lei Maria da Penha, Acesso à Justiça, Mediação de Conflitos, Conhecimentos básicos de Informática, Direitos Humanos, Ações do PRONASCI e Apoio Psicossocial Coletivo. Ele disse que além da formação, as mulheres receberão auxílio financeiro no valor de R$ 190,00, uniforme e material para a capacitação.
Sobre a responsabilidade delas, ele explicou que elas vão identificar aspectos de violência, e logo após passar essas informações as esferas responsáveis, que vão agir objetivando a neutralização do problema. “Estamos felizes em contar com vocês, que vão ajudar muito o poder público a promover a paz em Passo Fundo”.
    As Mulheres da Paz irão atuar em suas comunidades para resgatar e integrar jovens de 15 a 24 anos em projetos culturais, sociais e profissionalizantes.
 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 28 de março de 2012.