Assistência Social: Prefeitura amplia atendimento em serviços de média e alta complexidade em Passo Fundo
O Centro Pop tem a intenção de retirar as pessoas das ruas. O espaço tem capacidade para atender aproximadamente 35 pessoas. Na sede, localizada na Rua Morom 2649 (próximo à Igreja Assembleia de Deus), funcionam uma lavanderia, dormitórios, banheiros, salas especiais destinadas a realização de oficinas de arte, música e cursos profissionalizantes. O serviço também oferece alimentação aos abrigados.
A Residência Inclusiva oferecerá espaços adaptados para pessoas com deficiência que não têm onde morar. O espaço contará com estrutura física adequada e estarão localizadas em áreas residenciais. O serviço terá à disposição uma equipe especializada e metodologia adequada a fim de prestar atendimento personalizado e qualificado. Terá capacidade para atender 10 pessoas entre 18 e 59 anos. O serviço deverá entrar em funcionamento na próxima semana.
Lançado ainda em 2013, o Família Acolhedora tem como finalidade o acolhimento de crianças e adolescentes em famílias voluntárias. A intenção do serviço é contribuir na superação da situação vivida pelo acolhido, para promover a reintegração social e garantir a convivência em ambiente familiar e comunitário. O objetivo é abrir espaço aos cuidados realizados pelas famílias acolhedoras, considerados essenciais para a formação do caráter da criança e do adolescente que necessita ser retirado de seu lar de origem.
O secretário Saul Spinelli, responsável pela SEMCAS, destaca que a atual administração tem focado diretamente no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A partir deste trabalho, temos fortalecido a equipe técnica e os programas que proporcionam a emancipação das pessoas”, disse.
Além dos novos serviços, a SEMCAS – Secretaria de Cidadania e Assistência Social, mantém parceria com o Leão XIII, oferecendo cursos profissionalizantes, além de atendimentos em quatro CRAS, distribuídos nos bairros da cidade: Programa Aprendiz Cidadão, Apoiar e Comprometer e Balcão do Idoso. Ainda, a secretaria possui o Núcleo de Abordagem e o Albergue Municipal Madre Teresa de Calcutá, além das Casas de Acolhimento, consideradas o principal serviço oferecido pela secretaria. Atualmente, são 3 casas mantidas pela prefeitura e uma que mantém convênio com o Poder Público municipal.
Outras informações sobre os serviços oferecidos pela Assistência Social no município, podem ser obtidos através do telefone da SEMCAS (54) 3312-3070, na Coordenadoria de Proteção Social Especial.