Conferência do COMDICA e da SEMCAS reúne centenas de pessoas

Conferência do COMDICA e da SEMCAS reúne centenas de pessoas

Mais de 350 pessoas se fizeram presentes na abertura da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada hoje, quinta-feira, 21 de junho, no auditório da Faculdade Portal (antigo CESEC do Banco do Brasil), na RS 153, bairro Boqueirão, com atividades extensivas até às 18 horas, tendo se iniciado os trabalhos às 9 horas.

Convidados especiais, autoridades e profissionais de áreas que trabalham com a criança e o adolescente, debateram os mais diferentes temas, entre os quais, se pode destacar: Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo e Orçamento Criança e Adolescente, oportunizado através de palestras, também numa troca importante de informações e experiências.

“Hoje serão debatidos temas importantes para o bem estar da criança e do adolescente do município. Por exemplo, com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, este evento tratará de temas que, posteriormente, discutidos na Conferência estadual, se poderá ter uma atenção maior com cada um deles”, destacou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Maria Olinda Stein Costa, que, numa parceria com a Administração Municipal, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), realiza o evento.

As autoridades presentes, entre elas o vice-prefeito de Passo Fundo, Adirbal Corralo, na abertura oficial, tiveram a oportunidade de acompanhar uma apresentação artística especial, à cargo dos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionas (APAE), numa homenagem à Pátria. Apresentação demoradamente aplaudida pelos presentes. “Nada se faz sem parcerias. E este evento mostra isto. Quero dizer que o município de Passo Fundo está fazendo a sua parte. Sempre lembramos que a Administração Municipal investe 35% do orçamento em educação e outros 15% em saúde, áreas onde sempre se verifica as maiores necessidades de uma população. Por isto digo: não há investimento melhor do que aquele que se faz em educação e em saúde, porque, em sendo assim, futuramente teremos menos presidiários e mais gente educada e em condições de buscar, através do trabalho, o seu pão de cada dia”, se colocou Corralo, ao destacar a importância, para o município, de iniciativas como esta desta quinta-feira.

No encerramento do evento foram apontados os delegados, a se fazerem presentes na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente: Júlio Ferreira de Almeida de Andrades (OAB), Paulo Loss (secretário da Cidadania e da Assistência Social), Julmara de Castilhos (Associação Leão XIII), Júlio César Carvalho (IREN), Felipe dos Santos, César Lunkes ( Portal Faculdades), Nilva Toazza (Conselho Municipal de Educação), e Marlene Sivestrin (Conselho Tutelar). O encontro estadual vai ocorrer em setembro, em Porto Alegre.


Mais de 350 pessoas se credenciaram para o evento


Alunos da APAE fizeram apresentação especial


Profissionais das mais diferentes áreas, ligadas à criança e ao adolescente, participaram das atividades da Conferência


Corralo: “A criança e o adolescente precisam da nossa dedicação permanente.”.


Maria Costa (presidente do COMDICA): “Debatemos assuntos muito importantes para a criança e para o adolescente.”.
Fotos: Mario Quadros

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 22 de junho de 2007.