Dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Sob o tema “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”, esta terça-feira foi marcada pelo dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Servidores da Prefeitura Municipal, promotora da atividade através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), distribuíram material informativo durante todo o dia na busca da conscientização e prevenção contra esse tipo de violência.
O secretário de Cidadania e Assistência Social, Adriano José da Silva, frisou que a secretaria em parceria com o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, e Centro de Estudos de Proteção à Infância e Adolescência (Cepia), servem como detectores de casos de violência contra menores, desenvolvendo trabalhos específicos para ressocializá-los.
A psicóloga da equipe técnica do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (Paefi), responsável por esse trabalho preventivo na Semcas, Jéssica Talles da Silva, destacou que o objetivo do dia é conscientizar as pessoas para que elas denunciem casos de abuso infantil. O Paefi, que é um programa novo da secretaria, é responsável pelo acompanhamento tanto das famílias, como dos indivíduos, atendendo vitimas de várias formas de violência, como abandono, negligência e violência física. Já o Cepia é voltado às questões de abuso sexual. “É importante que a comunidade fique em alerta. Com a prevenção, os casos de abusos serão minimizados”, disse.
Estabelecimentos comerciais, instituições educacionais e de saúde, também estão distribuindo material informativo com orientações de como realizar às denuncias. Segundo Jéssica, os professores ajudam muito nesse trabalho de identificação, trazendo sintomas e sinais dos alunos que possivelmente estejam sendo vítimas de violência.
Para realizar uma denúncia de suspeita ou abuso e exploração infantil, a comunidade deve entrar em contato com o Cepia, através do (54) 33121275, com a Semcas, pelo (54) 33123070, ou com o Conselho Tutelar pelo (54) 33121588.