Passo Fundo ganha nova Casa da Criança

A prefeitura municipal de Passo Fundo, através Secretaria de Cidadania e Assistência Social – Semcas, está providenciando para que entre em funcionamento no próximo dia 15, a nova Casa da Criança. A atual, com 48 crianças, chegou ao limite de sua capacidade de atendimento.



A prefeitura municipal de Passo Fundo, através Secretaria de Cidadania e Assistência Social - Semcas, está providenciando para que entre em funcionamento no próximo dia 15, a nova Casa da Criança. A atual, com 48 crianças, chegou ao limite de sua capacidade de atendimento.
A Casa da Criança atende atualmente crianças de 0 a 12 anos que foram retiradas de suas famílias por questões de vulnerabilidade social, em função de sofrerem maus tratos, serem abandonadas ou não receberem as mínimas condições de subsistência. Com a nova casa, as crianças serão divididas: na nova, de 0 a 6 anos, e na atual de 7 a 12 anos.
O secretário de Cidadania e Assistência Social, Ermindo Simonetti, explicou que uma característica da nova casa será manter os vínculos familiares, já que se tratam de crianças pequenas. “Em caso de irmãos estarem abrigados vamos mantê-los juntos”, disse ele.
O imóvel já está alugado e inclusive já foi aprovado pelo Ministério Público, estando na fase da aquisição do mobiliário necessário. A casa possui cinco quartos, cozinha, espaço que será montado uma sala de brinquedos, refeitório, escritório, lavanderia, um amplo pátio, três banheiros e uma sacada que servirá como solário, em que serão colocadas redes de proteção. “São móveis novos, que possibilitarão que cada criança tenha seu próprio espaço, mantendo sua individualidade. Será um espaço muito confortável”, disse.

Como elas chegam até a casa

As crianças são encaminhadas à Casa da Criança pelo Conselho Tutelar, sendo que esse processo também envolve o Ministério Público e o Juizado da Infância e Adolescência. Para uma possível volta das crianças às suas casas, acontece uma avaliação de profissionais especializados. Recentemente, várias crianças foram reinseridas junto às suas famílias.
Sobre o quadro funcional, o secretário destacou que não serão necessários mais profissionais para o nova Casa da Criança, devido à atual já estar com o número de servidores adequado ao número de atendimentos. “Eles apenas serão divididos em duas equipes, uma para cada casa”, salientou o secretário. Ele disse ainda, que a atual casa da criança também está em processo de ser substituída, buscando-se uma nos moldes dessa nova.



Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 28 de agosto de 2009.