Apresentar a nova concepção de acessibilidade da prefeitura municipal de Passo Fundo foi o objetivo de uma reunião realizada nessa segunda-feira na Secretaria de Cidadania e Assistência Social. O encontro contou com técnicos da Semcas, Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança, além de representantes de outros setores do Executivo.

O foco das atividades foi o futuro Nuppa- Núcleo de Políticas Públicas para Acessibilidade, que será implementado no reordenamento da secretaria. A assessora técnica da Semcas, Claudia Furlanetto, explicou que o núcleo será responsável por promover e definir junto às secretarias do Executivo políticas públicas permanentes de acessibilidade. “Não podemos construir mais nada que não tenha acesso à pessoas com deficiência e outras necessidades. Por isso estamos reunindo aqui arquitetos, engenheiros e técnicos da prefeitura para discutir ações de acessibilidade”, disse.
Ela também fez uma explanação sobre o “Desenho Universal”, que é a concepção de espaços que visam atender simultaneamente todas as pessoas com diferentes características de forma autônoma, segura e confortável, nos elementos ou soluções que fazem parte da acessibilidade, como: gestantes, pessoas com deficientes, idosos, acidentados e crianças.
O secretário de Cidadania e Assistência Social, Ermindo Simonetti, destacou a importância de serem apresentadas propostas de acessibilidade o quanto antes, frisando ainda sobre o crescente número de idosos no município de Passo Fundo, que também sentem muitas dificuldades de se locomoverem com segurança. “Precisamos evitar que novos problemas sejam construídos”, disse ele.
Sobre o Nuppa, uma das intenções segundo Claudia, é reunir representantes de vários segmentos da sociedade, formando uma comissão permanente para discutir os rumos das ações do núcleo. “O núcleo vai articular a sociedade civil organizada com o executivo municipal para tirar as ações do papel”, frisou.