Brigada: Município terá maior contingente do interior
No próximo dia 18, o Comandante Geral da Brigada Militar estará oficializando a instalação do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar (BOE), em Passo Fundo, o qual será composto inicialmente por 220 integrantes e terá abrangência em toda área do Comando Regional. Já na véspera, todo o alto escalão da BM estará na cidade. Às 9 horas, do dia 17, o alto comando estará reunindo comandantes, diretores e chefes, no Hotel Germânia, para tratar, em especial, dos assuntos que demandarão com o funcionamento do BOE em nossa cidade.
Recursos
O Batalhão de Operações Especiais terá em sua composição um grupo tático, uma patrulha, batedores e um grupo para controle de distúrbios civis. Dezoito novas viaturas, motos, armamentos e equipamentos já estão chegando, entre os quais os fuzis M14, o top de linha do momento, no mundo. Os integrantes do Batalhão estão sendo recrutados em todo o Estado, além disso, na ex-Escola Salomão Iochpe, onde agora funcionarão cursos para formação de policiais militares, no próximo dia 24 vai abrir curso para formação de oitenta PMs temporários e, em julho, para sessenta policiais militares permanentes.
Instalações
O novo Batalhão já é definitivo e ficará instalado nas dependências do antigo Quartel do Exército. O prefeito Airton Dipp autorizou a cadência do prédio considerando os benefícios para Passo Fundo, que vai passar a ter o maior contingente da Brigada Militar no interior do Estado. A confirmação deste crescimento em matéria de Segurança Pública é corroborada pelo coronel Ceruti, do Comando Regional do Planalto. O oficial informou ainda que no próximo ano, substituindo a Patrulha Ambiental, estará sendo criado aqui o Batalhão de Policia Ambiental. O secretário Julio Oliveira, da Secretaria de Assistência Social, ouvido a respeito, disse que a ocupação de parte do prédio pela Brigada Militar, a saber, parte superior do prédio três (na frente) onde ficarão os alojamentos e parte do térreo onde ficará a cozinha, almoxarifado, local de treinamento e gabinete do Comando, que ficará a cargo do major Bicca, já está acertada, com sua Secretaria sendo remanejada para outros locais do antigo Quartel do Exército. “Estamos colaborando, por determinação do prefeito com tudo o que for necessário para que Passo Fundo cresça e tenha esta grande unidade da Brigada Militar”, disse o titular da Semas.