Administração Municipal atende menores em parceria
A Administração Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS), numa parceria com o Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição, vêm dando assistência a um grupo considerável de menores, que, outrora, ocupavam o seu tempo, alguns, entre a escola e as ruas e avenidas do município. As 80 crianças, todas do sexo masculino, fazem parte e são beneficiadas pelo Projeto Guri, mantido pela parceria da SEMAS e da instituição de ensino.
Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Jovilde Bruneto, do Colégio Conceição, que tem na coordenação geral o irmão Carlos Zancan, os meninos, são atendidos em número de 40 num período, e outros 40 noutro. No período inverso eles freqüentam a escola, se envolvem em oficinas, aulas de música, informática e lazer. Na casa localizada na Vila Vergueiro, o grupo tem estrutura de mais de 18 peças, e uma equipe de mais de 15 profissionais à disposição, entre merendeiras, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.
“Estes são meninos que estavam nas ruas da cidade, muitos engraxando sapatos no período em que não estavam na escola, aqueles que estudavam, e os outros tinham somente aquela como única atividade. Agora eles têm um acompanhamento aqui, se envolvendo em atividades que vão desde a higiene até a sua socialização”, lembra o secretário municipal da Assistência Social, Paulo Loss.
A servidora Enecir de Paula Borba lembra, ainda, que hoje existe uma lista de mais de 240 crianças na fila à espera de vaga no projeto, o que deve ser um incentivo, também, para que os pais daqueles que estão no programa sejam colaboradores, juntamente com as equipes da SEMAS e do Colégio Conceição, para que os meninos atinjam os seus objetivos maiores.
“Nós estamos com um projeto para que a faixa etária das crianças e adolescentes que participarem do programa possa ser ampliada, uma vez que hoje podemos abrigar crianças dos 9 aos 14 anos, somente. Acreditamos que vamos conseguir”, é a aposta de Loss.
“Sempre digo que o importante, na nossa sociedade de hoje, quando tomamos providências em relação ao cidadão, é se dar oportunidades para que as pessoas progridam. Ou seja, não deveríamos ter o ‘fome zero’, e sim o ‘desemprego zero’, porque se vê que quando damos oportunidade às pessoas elas sabem aproveitar. E isto é o que está acontecendo aqui no Projeto Guri hoje”, comemora Loss.
Aprendizagem em música é uma das atividades para os garotos.
As aulas de informática, numa estrutura ideal, é a atividade preferida dos meninos.
A casa que abriga o projeto tem uma ampla estrutura usada para o ensino e para o lazer das crianças.