Dois anos de Fé na Prevenção

O projeto tem como objetivo combater o problema das drogas através da prevenção

Quem passou neste sábado pela Avenida Brasil, na esquina com a rua Sete de Setembro, presenciou uma movimentação diferente. E eram banners, faixas e panfletos sendo mostrados e entregues pelas mãos de voluntários que usavam uma camiseta azul onde se liam as palavras: Fé na Prevenção.
 Estas palavras na verdade dão nome a um projeto realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cidadania e Assitência Social (SEMCAS), que tem como objetivo combater o problema das drogas através da preveção. São cerca de 30 voluntários que realizam palestras em escolas e empresas, destinadas a grupos familiares, professores, alunos e funcionários interessados. Nas ocasiões, o grupo debate sobre os maiores conflitos que cercam o uso das drogas, indo desde conceitos e legislação até sintomas e espiritualidade.
 Eva Miranda é voluntária desde o início do projeto há dois anos, como Conselheira Tutelar, ela acredita muito nesta ação, “acho um projeto muito bom da SEMCAS porque acredito que a prevenção é o melhor caminho”, salienta. Eva explica que para trabalhar no projeto os voluntários passaram por um curso de capacitação para orientadores sociais, onde receberam uma formação mais qualificada para atuar no setor de assistência às drogas.
 Segundo o coordenador do projeto Fé na Prevenção, Pastor Cidinei Nunes, as palestras de prevenção são dadas principalmente em escolas, embora já estejam acontecendo em empresas que aderiram à idéia. Nunes explica que para ele a prevenção é um dos trabalhos mais eficazes, “a médio e longo prazo ela tem um efeito muito grande, afinal, a prevenção nada mais é do que você chegar antes das drogas”, declara. 
 O secretário da SEMCAS, Adriano José da Silva, destaca que a atividade desta tarde foi na verdade uma comemoração aos dois anos de projeto  e ressalta que somente neste ano o Projeto Fé na Prevenção atingiu um público de 1.665 pessoas, através de 22 palestras realizadas.
 Uma outra ação que faz parte da comemoração do projeto é a arrecadação de alimentos. Até o dia 28 qualquer pessoa que queira ajudar, pode procurar a SEMCAS e fazer a sua doação. Os alimentos serão entregues às Casas de Recuperação de Dependentes Químicos Betel e Peniel. Mais informações pelo telefone 3312-3070.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 22 de julho de 2012.